COOPERS EXTRA STRONG VINTAGE ALE

coopers extra strong vintage ale 2008 1a

Mais uma vintage ale na sequência! Afinal de contas, existe estilo melhor para se beber nesse frio do que uma boa vintage ale?

A Coopers é uma cervejaria australiana fundada em 1862 pelo inglês Thomas Cooper, um dos muitos pioneiros ingleses que foram para a  nova colônia ganhar a vida. A cervejaria experimentou o sucesso quase que imediato, e desde então vem mantendo sua tradição e qualidade, sendo hoje um importante nome no mercado cervejeiro australiano. A Sparkling Ale que é produzida hoje é receita original do início das atividades de Thomas Cooper em 1862,  e é uma cerveja interessantíssima, e sua Extra Stout também é uma cerveja digna de nota.

Porém, a cerveja mais especial de seu portifólio com certeza é  a Coopers Extra Strong Vintage Ale. Esta vintage ale se revelou uma cerveja extraordinária, viciante.

Ao ser servida, ela apresenta uma cor castanha bem turva, espuma bege muito abundante, densa e persistente, e aromas frutados, de lúpulos e mel agradabilíssimos.

Na boca é frutada, e revela sabor de malte, lupulagem fina, um dulçor equilibrado e agradável, que é perseguido de perto por um amargor considerável mas pouco duradouro, que se revela logo após as notas doces. Possui grande drinkability (seus 7,5% de teor alcoólico nem interferem) e um equilíbrio entre os efeitos dos maltes, lúpulos e fermento, resultado da fermentação e maturação prolongadas. Mais uma cerveja que evolui com a guarda (segundo a cervejaria, ela revela maior complexidade de aromas e sabores a partir dos 18 meses de idade…). Esta foi uma representante da safra 2008, com exatamente um ano de idade. Acho que vou guardar algumas pro ano que vem…

Juntamente com a Margriet e a Gouden Carolus Ambrio, a Coopers Extra Strong Vintage Ale foi uma das 3 cervejas que mais me chamaram a atenção neste ano, até agora… Só acho que deveria vir numa garrafa maior…

Ouvindo: Men At Work – Down Under

Uma resposta para “COOPERS EXTRA STRONG VINTAGE ALE

  1. Excelente cerveja. Tomei a mesma por indicação do proprietário do Café Viena e a pedida foi boa. Aconselho apreciarem essa beleza maltada!

Deixe um comentário