RETROSPECTIVA 2012

belgona

Este foi o ano cervejeiro mais atribulado que tive desde que comecei a escrever sobre cerveja aqui, há 7 anos. A falta de tempo foi tanta que as publicações por aqui se tornaram quase bissextas, pois às vezes não me sobrava tempo nem para publicar o essencial. E sempre tive a filosofia do “se é pra fazer, vamos fazer direito, senão melhor nem começar”. Por isso peço desculpas pela falta de mais material neste bom e velho espaço.

Isto posto, é imperativo falar um pouco sobre os últimos acontecimentos que deveriam ter sido divulgados aqui. Aí vou aproveitar o ensejo para fazer uma pequena retrospectiva, e destacar alguns fatos e aspectos que me chamaram a atenção em 2012.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Boas brejas na Antares de Las Cañitas

Começando pela mudança no estado civil deste que vos fala. Sim, em novembro desposei oficialmente a Primeira Dama do BA, e com isso fui dar umas bandas lá pela Argentina, onde, é claro, fui atrás do que os hermanos tinham de melhor no quesito malte e lúpulo. Para ser bem sucinto, quando forem a Buenos Aires não deixem de ir na Antares, pelas cervejas em si – destaque para a honey beer e as stouts – e pelo fato de oferecerem nos bares rótulos que não chegam aqui, além do bom cardápio e estrutura das casas, uma em Palermo e outra em Las Cañitas. Não percam a Buller, pela cerveja em si – destaque para a pilsen, novamente a stout e a IPA feita com Cascade argentino – e pela imensa simpatia do Ricardo, mestre cervejeiro da cervejaria. Também em dois endereços, mas a fábrica é no brewpub da Recoleta, em frente ao cemitério.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Vai ao Cemitério da Recoleta? Melhor bater um papo com o Ricardo na Buller!

No centro, vá ao Kilkenny, pub irlandês. Ignore o atendimento rude, na maioria das vezes, e concentre-se nas cervejas e single malts do lugar. Eles têm uma bela english pale ale e a melhor stout que bebi por lá (argentino sabe mesmo fazer stout, impressionante!)

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Kilkenny Pub: garçons mal humorados, lugar e cerveja incríveis

Faltaram visitas ao Gibraltar, ao Buena Birra Social Club e ao Cossab, por exemplo, mas pretendo preencher essa lacuna em breve.

Ainda em novembro, fizemos um Curso de Harmonização especialíssimo no Rima dos Sabores, onde o menu foi criado e executado pelo chef cervejeiro Guilherme Schwinn (Gastrobirra), de Florianópolis. Pratos como Avestruz à Niçoise e Brandade de Tainha Defumada com Feijão Preto que, escoltadas por cervejas como Falke Monasterium e Bamberg Rauchbier, fizeram algumas das melhores harmonizações cervejeiras que já provei.

No dia 17 de dezembro fizemos uma brincadeira com essa história de fim do mundo – que não acabou até agora – novamente no Rima, com cervejas diabólicas e pratos de teor calórico e gorduroso estratosféricos. Foi uma diversão sem fim, e o resultado você pode conferir no Pão e Cerveja do dia 21 de dezembro. Como o mundo nem deu sinais de que vai acabar, agradeceremos ao Todo-Poderoso fazendo uma degustação santa mês que vem. Para quem perdeu o programa, aí vai o link. Divirtam-se: http://www.brejas.com.br/blog/21-12-2012/pao-cerveja-programa-185-ultima-cerveja-antes-do-fim-do-mundo-13267/

Fatos e cervejas que me chamaram a atenção este ano: talvez a melhor cerveja que bebi nos últimos tempos tenha sido a Duvel Tripel Hop 2012, com lúpulo Citra. Não sei. A oferta de cervejas fodásticas só tem aumentado e está ficando cada vez mais difícil apontar destaques. Foi um ano de Mikkellers, Founders, Anchors, Sixpoints, uma infinidade de rótulos belgas e otras cositas más. Me chamou muito a atenção a ousadia da Way, de Curitiba, que teve seu ponto alto no lançamento das APAs single hop de lúpulos americanos, com destaque novamente para o Citra (eita lupulim danado, sô!). A ousadia da Wäls não me chamou a atenção, porque sou muito amigo dos meninos e já sabia de antemão que eles iam aprontar muito este ano. Wäls 42, feita em parceria com o Google, Wäls Witte e seus temperos maravilhosos e a Saison de Caipira feita com o guru Garrett Oliver. Preciso falar da Petroleum??? Quem esteve perto dos meninos da Wäls se divertiu à beça este ano. Bons lançamentos da Bodebrown e Bamberg, Invicta e Küd. Muita cervejaria nova fazendo cervejas boas, com propostas interessantes, mas que infelizmente ainda não chegam por aqui, ou por aí. Sorte de quem está perto delas, fissura de quem tá longe.

Por essas e por outras que expandi o Beer Tour para fora dos limites de BH, passando por Porto Alegre e, neste ano, pela Europa: Bélgica, Alemanha e Rep. Tcheca. Mais sobre isso muito em breve… espero expandir o BT para os outros polos cervejeiros do Brasil também.

Uma tendência muito bem vinda de 2012 foi a abertura de vários bares com foco em muitas variedades de chope. Espero que em 2013 isso amadureça muito, inclusive na logística de se garantir sempre um rodízio eficiente de rótulos que os bares devem ter.

Que 2013 traga muito mais novidades cervejeiras, menos brigas inúteis, um pouco mais de seriedade de quem faz, vende e fala sobre cerveja, crescimento exponencial do setor, mais cervejas aprovadas pelo MAPA, mais bares, mais eventos, mais viagens, mais amigos e mais cerveja no copo.

Saúde, paz, diversão e felicidade para todos! Ou seja, muita cerveja!!!

Ouvindo: Pantera – Revolution Is My Name

2 Respostas para “RETROSPECTIVA 2012

  1. Sensacional Rodrigo, ótimo pontapé para 2013!

  2. Muito bom o post, Rodrigo! Estava em débito com os assíduos frequentadores do Blog. Porém, uma ressalva: Ricardo é o Mestre Cervejeiro da Buller há uns 10 ou 12 anos. Ele não é dono. A Buller pertence a uns 2 ou 3 amigos empresários que não sabem nem que cerveja leva água. Um deles é um careca que aparece em várias fotos espalhadas pelas paredes do BrewPub.

    Um abraço

    Antônio Rafael Soares
    @RafaelitoBR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s