TURISMO CERVEJEIRO – VISITA AO CENTRO DE EXPERIÊNCIA CERVEJEIRA BOHEMIA

Este é mais um post sobre turismo cervejeiro. Mais especificamente sobre o extraordinário Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia em Petrópolis. Recentemente eu e um pequeno número de blogueiros de cerveja fomos convidados a conhecer o empreendimento, que surpreende qualquer fã de cerveja. O espaço, o mesmo que abrigou a fábrica original da Bohemia, está sendo completamente reformado e reformulado. Já prontos e funcionando a pleno vapor estão a fábrica, que produz toda a linha de cervejas Bohemia, o bar/loja de souvenires e o Museu da Cerveja, que é um capítulo à parte. Extremamente moderno e completamente interativo, o Museu tem a proposta de levar ao público muitas informações sobre a história da cerveja, os ingredientes e processos, como também a história da cerveja no Brasil, da Cervejaria Bohemia e da cidade de Petrópolis. O museu é repleto de vídeos, telas touch screen e ambientações sonoras que compartilham informações que formam uma linha do tempo completa, da descoberta da cerveja pelos sumérios até os dias de hoje, chamada de a “Saga da Cerveja”.

Após passar pela “Sala do Mestre”, o visitante é levado à parte do tour que mostra os quatro ingredientes básicos da produção de cerveja: água, malte, lúpulo e levedura, com amostras de malte (inclusive para degustação) e lúpulo, onde é possível ver os pellets dentro das caixas e sentir os seus aromas. Na parte da levedura, dois “microscópios” interativos permitem que os visitantes conheçam mais sobre esse organismo unicelular que tanto nos faz felizes.

Em seguida, os visitantes ficam conhecendo a antiga sala de produção, com suas belas tinas de cobre. Passando por debaixo delas, o visitante conhece as etapas de produção, da brassagem ao envase. No caminho há várias surpresas. O tour acaba numa sala interativa, onde é possível brincar com jogos de movimento temáticos ou ainda tirar fotos e enviar via email, twitter ou facebook. Depois de toda esta imersão, é possível sentar em uma das mesinhas do bar, experimentar várias opções de tira-gostos típicos de Petrópolis e da gastronomia de boteco, além do chope Bohemia, que é só é servido lá, bem como toda a linha da Bohemia em garrafa.

A fábrica ainda vai contar com um grande restaurante no último piso, com um deck/terraço panorâmico belíssimo, e mais salas com exposição do acervo histórico da cervejaria, que vai mostrar a alvenaria original da fábrica e abrigar ainda barris de carvalho para futuras maturações. Durante todo o percurso, ficou bem evidente o esmero com o projeto e a intenção de se levar informação e cultura cervejeiras ao público, independentemente de marca, num claro reposicionamento da empresa com relação ao mercado. Quem tem a ganhar é o consumidor, o entusiasta da cerveja, o turista. Por isso, se estiver em Petrópolis, não perca essa visita por nada. E se estiver no Rio, programe uma esticadinha até a serra para conferir esse espaço de primeiro mundo. Vale muito a pena, mesmo que você já conheça espaços semelhantes e igualmente interessantes, como o Heineken Experience e o Guinness Storehouse.

Abaixo algumas fotos do Centro:

E o Beer Architecture vai ajudar você a conhecer o Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia. Basta participar da promoção e torcer para ganhar 2 ingressos para a visitação. Para concorrer, é só deixar um comentário nesse post, com seu nome completo e e-mail. Participe!

Regras:

. Os concorrentes serão numerados por ordem de postagem e com a ajuda da ferramenta de sorteio do Random.org, serão sorteados os dois ganhadores.

. Será contabilizado apenas um comentário por participante.

. Só entrarão no sorteio os comentários que constarem o nome completo e o e-mail. É com base nessas informações que o contato posterior com os vencedores será feito.

. O sorteio será realizado no próximo sábado, 22 de setembro, às 18h, e os vencedores serão divulgados aqui.

. O prêmio individual inclui apenas 1 (um) ingresso para o Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia, não incluindo a viagem, ok?

Ouvindo: The Beatles – Day Tripper

5 Respostas para “TURISMO CERVEJEIRO – VISITA AO CENTRO DE EXPERIÊNCIA CERVEJEIRA BOHEMIA

  1. Fala Sô Rodrigo!

    Tenho interesse em seguir a sua recomendação e conhecer o Museu da Bohemia.

    Um abraço!

  2. Renato Fernandes Rendeiro

    Apesar de ser Carioca,hoje morando em Goiânia,não conheço este espaço da Bohemia.Muito bom!
    Renato Fernandes Rendeiro
    Email:renato.rendeiro@terra.com.br

  3. Victor Hugo da Silva Gomes

    Victor Hugo da Silva Gomes
    vhdasg@gmail.com

  4. Patrícia Caminha Tôrres

    Lindo o lugar!!! Para nós arquitetos, acaba sendo uma visita arquitetônica além de conhecer as belezas da cerveja.
    Estão aí meus dados para concorrer:
    Patrícia Caminha Tôrres
    jeytorres@yahoo.com.br

  5. Muito bacana! Conheci o Heineken Experience em Amsterdam, mas esse da Bohemia parece ser de primeiro mundo! Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s