2º CURSO DE HARMONIZAÇÃO DE CERVEJAS RODRIGO LEMOS E RIMA DOS SABORES – SAIBA COMO FOI

Na última segunda-feira, dia 25, aconteceu a segunda edição do Curso de Harmonização de Cervejas Rodrigo Lemos e Rima dos Sabores. Além dos conhecimentos teóricos sobre história da cerveja, ingredientes, processos e análise sensorial, o curso ofereceu uma degustação de 5 estilos diferentes de cerveja, abrangendo as 3 principais escolas cervejeiras, cada um deles escoltado por um prato criado pela cozinha premiada do Rima dos Sabores.

O processo de escolha das harmonizações desta vez partiu dos pratos para as cervejas. Os chefs André Santos e Uelita Bertani, da Faculdade Estácio de Sá, e o chef Raphael Mateus, do Senac, criaram um menu especial para a noite, explorando bastante as carnes exóticas, carro-chefe da casa. A partir de suas criações é que decidi quais rótulos iriam compor a harmonização.

O primeiro prato era o camarão ao molho de pitanga, que logo direcionei para a Estrella Damm Inedit, explorando principalmente a acidez do molho de pitanga, que tinha toques condimentados.

Em seguida, pareamos o palmito recheado com pasta de ricota, rúcula e tomate seco, envolto em presunto cru com a Falke Diamantina, em homenagem ao Marco Falcone, que aniversariava no dia. O foco da harmonização foi a combinação da rúcula com o lúpulo da cerveja, além da doçura do malte vs. o sal do palmito e do presunto cru.

Na sequência, pedacinhos de filé de cauda de jacaré em crosta de gergelim negro e molho de licor de café foram harmonizados com a Erdinger Dunkel, equilibrando-se o peso da cerveja e do prato e as notas de torrefação do gergelim e do café com os maltes torrados. Pelo fato da Erdinger ser uma das dunkel weizens de maior presença de maltes torrados, a harmonização funcionou muito bem.

Em seguida, as pernas de rã em crosta de castanha de caju e shiitakes ao molho de mostarda em grãos e curry foi o par perfeito para a Brooklyn East India Pale Ale, gastronomica e ideologicamente. O molho pedia mais e mais goles da cerveja, e o terroso e o nutty dos cogumelos e da castanha criaram um diálogo muito interessante com os maltes e lúpulos da cerveja.

Para finalizar, os cubos de filé de cordeiro com esferas de aceto balsâmico e molho de kiwi harmonizaram muito bem com as notas adocicadas, frutadas e vínicas da La Trappe Dubbel, proporcionando aos alunos uma ótima harmonização com uma irretocável cerveja trapista.

Gostaria de agradecer a todos que participaram, e também ao Juliano e aos chefs que fizeram essa edição tão saborosa. O próximo curso será no dia 23 de julho, e contará mais uma vez com um menu inédito e especial para a ocasião. As inscrições podem ser feitas no próprio Rima dos Sabores ou pelos telefones (31) 3243-7120 e 8455-7120 (Juliano).

Espero todos vocês lá!

Abraço a todos!

Ouvindo: Joe Bonamassa – Feeling Good

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s