JANTAR HARMONIZADO EM NATAL

Sábado, dia 04, fui à Natal conduzir um jantar harmonizado com cervejas que foi promovido pelo Rodrigo Camargos, do Especiarias Gourmet, distribuidor de cervejas especiais de lá. A proposta era aliar rótulos que já estão tendo grande aceitação no mercado natalense com os pratos do Restaurante Abade, considerado o melhor de lá.

Desde o início a minha premissa foi de trabalhar com cervejas que o público natalense conhecesse (e gostasse) e com os próprios pratos que já estão no cardápio do restaurante, sem nenhuma modificação. O objetivo era aproximar a harmonização de cervejas do dia-a-dia de quem participaria do jantar, criando harmonizações que pudessem ser reproduzidas por eles depois, ao simplesmente frequentar o restaurante.

Para isso, foi criado um menu que contava com 2 entradas, 2 pratos principais e uma sobremesa. A sequência foi a seguinte:

1 – Estrella Damm Inedit com Salada de Camarão (alface, rúcula, vinagrete, camarões grelhados e alho crocante). Desnecessário dizer algo sobre a combinação de witbiers com camarão, não é? O que me chamou a atenção foi como a brincadeira entre a acidez do vinagrete e da cerveja e o picante da rúcula com as especiarias da cerveja realmente funcionaram. Muito bom.

2 – Colorado Appia com Salada Rica de Bacalhau (lascas de bacalhau puxadas no azeite extra virgem com alho, batatas, ovos de codorna, brócolis, cebolas, amêndoas e pimentões coloridos). Na minha opinião, a melhor harmonização junto com o cordeiro, do qual falo em breve. O bacalhau é especialidade do restaurante Abade, e a untuosidade e o sal dele junto com o toque das amêndoas tostadas laminadas casaram de modo sublime com o frutado e o adocicado da Appia. Prato e cerveja no mesmo nível de intensidade. Espetacular.

3 – Falke Estrada Real IPA e Filé à Provence (filé alto, puxado na manteiga de ervas e alho, acompanhado de abacaxi grelhado e batatas gratinadas). IPA com carne vermelha é uma das minhas combinações favoritas. O álcool, o amargor e o caramelo dos maltes são perfeitos para acompanhar uma carne vermelha grelhada. No caso deste prato, mais untuosidade foi acrescentada pela manteiga, enquanto que as ervas dialogavam com o lúpulo e o abacaxi grelhado fazia uma bela brincadeira com o frutado que a Estrada Real apresenta. Não tinha como dar errado…

4 – Falke Tripel Monasterium e Cordeiro com Gengibre (filé de cordeiro grelhado, coberto com molho bechamel e gengibre, acompanhado de risoto de legumes). Foi o ponto alto do jantar. Não só pela cerveja que estava sendo harmonizada, mas como pelo efeito que a harmonização causou. Foi a harmonização preferida e a mais comentada. Porém, para esse prato eu fiz algumas modificações: o molho foi feito à base de gengibre e laranja (e não bechamel) e o risoto foi trocado por um risoto ao funghi. Ficou de chorar…

5 – Falke Ouro Preto e Petit Gateau de Chocolate. O clássico petit gateau, muito bem executado, acompanhado de sorvete de baunilha, fechou com chave de ouro e deixou principalmente o público feminino feliz da vida ao ver que cervejas como a Falke Ouro Preto combinam muito bem com sobremesas à base de chocolate.

Além disso conheci a Cervejaria Continental, que me impressionou pela beleza e localização (na Via Costeira, de cara para a praia, ao lado dos melhores hotéis de Natal) e como ela está subaproveitada pelos donos. Me deu vontade de ter capital suficiente para comprar aquilo tudo e fazer um hotel-cervejaria de frente para o mar… custa sonhar?

Obrigado aos participantes do belo jantar que conduzimos, ao Restaurante Abade pelo apoio e execução impecáveis, aos novos amigos de Natal e ao Rodrigo, que só confirma a estirpe de anfitriões incomparáveis que os Falcone são (o cara é primo do Marco da Falke Bier, isso explica alguma coisa?) Espero que essa experiência se repita, muitas e muitas vezes!

Saudações ao povo natalense! Saúde! Cheers! Prosit!

Ouvindo: Led Zeppelin – Travelling Riverside Blues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s