OS MELHORES BARES CERVEJEIROS DE BH – ATUALIZAÇÃO

Olá pessoal!

O primeiro post que elaborei sobre os bares especializados em cervejas especiais ou que tinham boas cartas de cerveja para este blog foi em 2008. De lá pra cá, felizmente, muita coisa mudou. Muitas casas inauguraram, com o compromisso de divulgar a cultura cervejeira, e um outro bom número de casas começaram a trabalhar com cervejas especiais, em maior ou menor número. Tenho orgulho de dizer, inclusive, que algumas são capitaneadas por ex-alunos meus, que entraram definitivamente para o universo cervejeiro.
Diante de tanta mudança, fez-se necessária uma atualização daquele post de 2008 que é, até hoje, o mais acessado do blog.
Aqui, portanto, listo as principais casas comprometidas com a cultura cervejeira hoje e as melhores para se tomar uma boa cerveja. Se esqueci de alguma, por favor, não deixem de divulgar nos comentários. E prestigiem esses pequenos templos, que ajudam não só a matar a nossa sede como a levar cultura e conhecimento para todos os seus clientes!

1 – Frei Tuck Slow Beer


Nascido em 2006 como a primeira casa focada em cultura cervejeira de BH, continua sendo a referência quando o assunto é malte e lúpulo. Durante todo esse tempo, Luiz Flávio e sua equipe fomentaram o crescimento da cultura cervejeira, sempre promovendo cursos, degustações, concursos e festas relacionadas à cerveja. Além de poder beber uma boa seleção de cervejas nacionais e importadas e uma grande variedade de chopes, onde os da Falke e da Wäls são fixos, tudo isso harmonizado com um cardápio voltado para o consumo de cerveja, no Frei Tuck você pode sempre experimentar a produção dos homebrewers mineiros e as novidades das cervejarias mineiras. O Frei Tuck ainda promove o Curso de Introdução à Cultura Cervejeira, que é ministrado há 4 anos por este que vos fala e, todo dia 17 de março, faz todo mundo se vestir de verde na tradicional e cada vez mais conhecida Festa de St. Patrick, santo padroeiro da Irlanda e uma espécie de patrono dos bebedores de cerveja. Para quem conhece, é o primeiro nome que vem à cabeça quando o assunto é cerveja especial.

2 – Rima dos Sabores


Capitaneado pelo simpaticíssimo Juliano, ex-aluno meu, o Rima, como é chamado pelos amigos, fica numa gostosa e típica casa do Prado, onde o mobiliário é reciclado e o cardápio traz uma grande variedade de carnes exóticas, como jacaré, avestruz, búfalo, capivara e rã, sempre acompanhadas de chopes Falke, cervejas da Acerva Mineira e várias nacionais e importadas. Aproveite para pedir também um hidromel e uma cachacinha e curtir o sossego do Prado batendo um bom papo com o Juliano.

3 – ByFrangos


O que dizer da combinação sinuca, chope Guinness e rock and roll? O ByFrangos nasceu da vontade de três sócios de fazer um pub sem frescuras, onde os amigos pudessem aparecer para beber alguns pints de sua stout favorita, ouvir seus dvds prediletos e comer uma bela porção de frango frito, tira-gosto tão raro em BH. Pensando nisso, o ByFrangos se especializou em oferecer tira-gostos vindos apenas do galináceo, desde as clássicas (e ótimas) Buffalo Wings até a estrela da casa, o Infarto Frito, o torresmo de pele de frango. Se o nome assusta, o sabor é imperdível. Aqui o clima é totalmente informal, de estar entre amigos. Alguns desses amigos, não por acaso, são homebrewers da Acerva Mineira e fazem sua própria cerveja, e, além da chopeira jorrando Guinness e de outra jorrando Áustria pilsen, sempre há um terceiro bico engatado em uma cerveja artesanal do pessoal da Acerva. E, além disso tudo, os preços também são imperdíveis!

4 – Haus München


Quem já curte um ambiente mais sofisticado e um pouco mais formal, com uma bela e extensa carta de cervejas, boa comida e bom atendimento, o Haus München continua sendo uma excelente pedida. Iniciativa do Rodrigo Ferraz, mesmo dono de casas referência de BH como o Albano’s, Marília Pizzeria e NaSala, o Haus permite degustações maravilhosas, como o mix alemão com a weissbier de sua preferência, por exemplo. Não deixe de provar o chucrute de repolho roxo, na minha opinião uma especialidade.

5 – Café Viena


Capitaneado pelo bonachão Wellerson e sua esposa Ingrid, outras figuras simpaticíssimas, o Viena mistura a mais extensa carta de cervejas da cidade com algumas especialidades gastronômicas que por si só já valem a visita, como o javali uruguaio e o petisco do chef. Fica numa agradável esquina da Av. do Contorno, com mesas na calçada, além do andar superior, com decoração típica austríaca, que é o lugar preferido de muitos clientes. Não deixe de provar os sorvetes feitos pela própria Ingrid, com sabores como morangos austríacos e banana caramelada, de preferência também harmonizados com uma boa cerveja.

6 – Celtic Irish Pub


Até bem pouco tempo atrás, BH não tinha nenhum pub inglês ou irlandês. Isso era uma tremenda lacuna em nossa cultura cervejeiro-gastronômica, principalmente se considerarmos que BH é chamada de Capital Nacional dos Bares. Recentemente, para nossa alegria, foram abertos três pubs em sequência: o ByFrangos, o Duke ‘n’Duke e o Celtic. Dos três, o que mais se aproxima do conceito pub para mim é o Celtic, casa que fica onde era o De La Noche, e que tem um enorme balcão que se estende por quase toda a casa. Lá você pode pedir, além dos chopes Stella Artois e Guinness, a Extra Special Bitter da casa, produzida pela Taberna do Vale, e vários coquetéis com assinatura da casa, além da cidra inglesa. Sim, cidra! Há pratos clássicos da cozinha de pub, como o beef stew, adaptados para o Brasil. Além disso, djs e shows de rock frequentes, com excelentes bandas, além de noites temáticas. Quem não quiser ficar com o cotovelo apoiado no balcão sorvendo um pint de cerveja pode se sentar em uma das várias mesas espalhadas pela casa, que é bem espaçosa. É, sem dúvida, um autêntico pub irlandês e uma excelente pedida.

7 – Artesanato da Cerveja


Um conceito mutio interessante que surgiu recentemente é o de bar loja de cervejas especiais. Muitos dos clientes das lojas especializadas em cervejas especiais, ao fazerem suas compras, não conseguem resistir e deixar para beber algumas daquelas preciosidades somente quando chegar em casa. Pensando nisso, Pablo e Marco Antônio, também ex-alunos deste que vos fala, oferecem rótulos geladinhos e prontos para consumo e toda a infraestrutura da praça de alimentação do shopping Woods. Entre uma cerveja e outra, bate-se um bom papo e escolhe-se belos rótulos para se levar pra casa. A variedade é muito boa e bem representativa, e os preços bem justos.

Hoje vários bares da cidade contam com as cervejas da Áustria ou da Backer, além dos que oferecem as linhas especiais da Schincariol (Baden Baden, DevassaEisenbahn), FEMSA (Heineken, Murphy’s, Amstel, Edelweiss e Birra Moretti) e da Ambev (Leffe, Hoegaarden e Franziskaner). Além disso não posso deixar de mencionar o Duke’n’Duke, outro pub irlandês que ganhamos recentemente, que conta com arquitetura autêntica, Guinness, english pale ale da casa também feita pela Taberna do Vale, hambúrgueres especiais e som ambiente de muito bom gosto; do restaurante Paladino, delicioso lugar na Pampulha que conta com ótima comida brasileira, chopes Falke e boa carta de cervejas; e da própria franquia Devassa, que abriu numa esquina igualmente deliciosa da Savassi e é comandada com muita simpatia pelos donos Daniel Ballesteros e Marcelle Santana.

Como vocês podem notar, o cenário para quem gosta de cerveja de qualidade está melhorando a olhos vistos em BH. Mas isso é só o começo. A gente que é, ao mesmo tempo, mercado consumidor e divulgador da cultura cervejeira por aqui, espera mesmo é que BH vire a capital brasileira da boa cerveja. Se depender do entusiasmo do pessoal por aqui, isso acontecerá em breve!

Endereços:

Frei Tuck Slow Beer – Av. do Contorno, 5757 – Savassi – Tel: (31) 3285-3694

Rima dos Sabores – Rua Esmeralda, 522 – Prado – Tel: (31) 3243-7120 – http://www.rimadossabores.com.br/

ByFrangos – Av. Barão Homem de Melo, 55 – Nova Suíça – http://www.byfrangos.com.br/

Haus München – Rua Juiz de Fora, 1257 – Santo Agostinho – Tel: (31) 3291-6900 – http://www.hausmunchen.com.br/

Café Viena – Av. do Contorno, 3968 – Savassi – Tel: (31) 3221-9555 – http://www.cafeviena.com.br/

Celtic Irish Pub – Rua Rio Verde, 253 – Sion – Tel: (31) 3227-1072 – http://www.celticpub.com.br/home

Artesanato da Cerveja – Rua Guaicuí, 660 – Luxemburgo (dentro do Shopping Woods)

Ouvindo: John Fogerty – The Midnight Special

Uma resposta para “OS MELHORES BARES CERVEJEIROS DE BH – ATUALIZAÇÃO

  1. Pingback: OS MELHORES BARES CERVEJEIROS DE BH |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s