BIERLAND VIENNA

Na virada de 2007 para 2008 fiz uma turnê cervejeira por Santa Catarina e tive o privilégio de conhecer a Bierland em companhia de minha noiva Thaís e do velho amigo Feijão, editor do oBIERcevando, que nos apresentou a cervejaria e nos levou para um city tour cervejeiro por Blumenau e Gaspar, cidade vizinha. Na época, a Bierland produzia três estilos de cerveja: pilsen, weizenbier e bock. Comercializadas localmente na forma de chope, todas me chamaram a atenção pela qualidade, em especial a bock, com todas as maravilhosas características do estilo (caramelo, especiarias, tostado, álcool e amargor equilibrados e tudo o mais).

Fiz uma resenha para o blog à época (ainda no endereço antigo – http://beerarchitecture.blogdrive.com) descrevendo minha ótima impressão sobre as cervejas da Bierland e manifestando minha esperança de que elas pudessem, no futuro, se espalhar pelo Brasil e chegar aqui em Belo Horizonte, mesmo que em garrafas.

Qual não foi minha surpresa ao ver, recentemente, as cervejas da Bierland nas gôndolas do Mamãe Bebidas (melhor loja de cervejas de BH, para quem não conhece), como também constatar que a família havia crescido, com a excelente e corretíssima Pale Ale inglesa deles, e o lançamento, pouco tempo depois, da Bierland Vienna. Inspirada na abordagem norte americana do estilo, a Bierland Vienna traz generosa carga de lúpulos americanos e notável presença dos maltes. Abaixo, minhas impressões completas sobre ela:

Aparência: Cor castanho/âmbar médio, translúcida, espuma bege claro  persistente e de boa formação. Carbonatação média.

Aromas: Predominam os lúpulos americanos e o caramelo dos maltes. Lúpulo cítrico, picante. Frutado, adocicado de malte, toffee, sem álcool superior.

Sabores: Malte, biscoito, toffee, notável presença de caramelo, seguidos por generosa carga de lúpulo cítrico, floral, condimentado. Amargor pronunciado, persistente, retrogosto com dulçor de caramelo e amargor de lúpulo. Boa carbonatação e bom corpo, bem dentro do estilo. Talvez a mais caramelizada das cervejas deste estilo por aqui, o que  pode ser considerado um diferencial, que a torna ainda mais atraente.

A cervejaria ainda conta com mais novidades. Promete, ainda para este ano, mais dois lançamentos: uma Strong Golden Ale belga em garrafas de 750ml , que está em processo de segunda fermentação na garrafa, e uma Imperial Stout com previsão de lançamento para maio. Além disso, é a primeira cervejaria brasileira a contratar a consultoria de um beer sommelier, não por acaso o meu amigo Paulo “Feijão”. Aqui gostaria de elogiar expressamente esta iniciativa pioneira, e fazer votos de que ela seja copiada pelas demais cervejarias brasileiras! Pelo visto o pessoal da Bierland não está pra brincadeira. Quem ganha é a gente, que ama o líquido sagrado.

Ouvindo: Tankard – Die With A Beer In Your Hand

Anúncios

2 Respostas para “BIERLAND VIENNA

  1. Rodrigo,
    Ficamos extremamente felizes com as considerações sobre a Vienna e a Bierland. Estamos trabalhando, e muito, para desenvolver cada vez mais a cultura e o paladar brasileiro.
    E fico feliz pela consideração a este que escreve. Sucesso.

  2. Feijão, você é de casa, meu velho. Além do mais, trabalho bem feito tem mais é que ser reconhecido! Parabéns a vocês! E que venham a strong golden e a imperial stout!
    Grande abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s