5 ANOS DE BEER ARCHITECTURE!

Há exatos 5 anos, decidi iniciar um blog que falasse exclusivamente de uma enorme e antiga paixão que eu tinha (e obviamente tenho até hoje): a cerveja. Após a interrupção das importações que ocorreram no começo dos anos 90, houve um longo hiato no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, onde  praticamente nada de novo acontecia. Somente em 2005/2006 o mercado cervejeiro no Brasil finalmente começava a dar alguns primeiros sinais de diversificação, e novidades muito interessantes começavam a aparecer. Não por acaso, meu primeiro post trazia um diagnóstico do cenário cervejeiro da época, bastante sintomático. Confira aqui: http://hops.me/1z3

Quanta coisa aconteceu de lá pra cá, hein? Em 2006 ainda conduzi minha primeira degustação, criei a Confraria da Cerveja de Belo Horizonte, conheci figuras fundamentais do cenário cervejeiro como os amigos Marco Falcone e Paulo Schiaveto e firmei uma grande e sólida parceria com o Luiz Flávio, proprietário do Frei Tuck, recém-aberto na época, parceria esta que persiste até hoje.

De lá pra cá formatei o Curso de Introdução à Cultura Cervejeira do Frei Tuck, formando mais de 400 alunos até a presente data, participei da fundação da Acerva Mineira, criei a belgian strong dark Hercule, conduzi muitas degustações, harmonizações e consultorias e, principalmente, acompanhei de perto o surgimento de muita gente talentosa e competente. Novas microcervejarias, o surgimento dos homebrewers e das cervejarias-escola, a invasão das boas cervejas na mídia e nas prateleiras de supermercados e delikatessens e nas geladeiras  e chopeiras do bares, e nos blogs que também divulgam tão bem nossa tão amada bebida. E é com todos vocês, leitores e amigos da cena cervejeira, que quero comemorar e dividir a alegria de estar há 5 anos divulgando a cultura cervejeira!

Para tornar a data mais especial ainda, pedi a vários amigos que também divulgam a boa cerveja em seus blogs para que dessem sua versão do que significa levar a cultura cervejeira aos seus leitores. Olha quanta coisa bacana foi dita…

Alexandre Bazzo, mestre cervejeiro e proprietário da Bamberg e que mantém o Blog da Bamberg, disse: “Ter um blog de cerveja é poder usar a internet, que é um espaço livre e democrático pra fazer o que mais o brasileiro necessita hoje, propagar a cultura cervejeira, mostrar que cerveja não é apenas uma bebida alcoólica, mas sim um mundo de cultura, tradição e diversidade.”

Rodrigo Campos, cervejólogo de Fortaleza que mantém o ótimo Para Que VoCerveja, trouxe uma visão muito interessante e completa: “Ter um blog cervejeiro é uma oportunidade de dividir minhas experiências com outras pessoas e assim tentar contagiá-las com a mesma paixão que tenho por esta bebida. O blog serve como uma ferramenta de propagação de conhecimento cervejeiro e de educação dos novos consumidores. Acho importante que as pessoas saibam que a cerveja não precisa ser sempre aquela bebida para ser consumida em grandes quantidades durante os dias de calor. A riqueza de estilos é muito grande. Tudo depende de qual estilo de cerveja você escolheu para aquele dia.

Você já imaginou como seria passar a vida inteira sem conhecer uma comida bem temperada e de repente conhecer o sal, a pimenta e todos os outros temperos que dão muito mais sabor e aroma às nossas refeições? Esta é exatamente a sensação que tenho desde que conheci as cervejas artesanais. A minha vontade é de que outras pessoas tenham a curiosidade de também experimentar e conhecer estas maravilhas e desta maneira fomentar o mercado brasileiro de cervejas especiais. Mas também tenho muita vontade de que apareçam cada vez mais cervejas de boa qualidade, tanto fabricadas dentro do país como também importadas, a preços que não dêem a falsa impressão de que elas sejam produtos para poucos privilegiados economicamente, especialistas ou até mesmo para esnobes.

Além da questão educativa, o blog também foi uma forma de conhecer inúmeras pessoas do país inteiro e me contectar com elas de alguma forma. Tenho certeza de que já ensinei muito às pessoas, mas também aprendi muito com elas e com todos estes amigos que fiz no caminho.”

Fabian Ponzi, do gaúcho Bebendo Bem, destacou a amizade que se consolida entre todos nós do meio cervejeiro: “Ter um blog de cervejas significa, sem dúvida nenhuma, fazer amigos. Neste 1º ano do Bebendo Bem, tive a oportunidade de conhecer pessoas sensacionais, que se não fosse o blog, talvez nunca teria nenhum tipo de contato. Em outras palavras, ter um blog de cervejas demonstra o altíssimo poder social da bebida, que aproxima as pessoas mesmo que seja virtualmente.

A primeira vez que li o Beer Architecture foi em janeiro de 2010, quando comecei a me interessar de verdade por cervejas especiais. Procurando novos rótulos de cerveja, acabei chegando na entrevista que o Rodrigo deu no Blog do Bob, numa retrospectiva das melhores cervejas de 2009, acabei chegando ao Beer Architecture. De lá pra cá, passei a acompanhar o blog e aprender cada vez mais com esse pioneiro da internet cervejeira do Brasil. Parabéns pelo 5º aniversário e que o Beer Architecture continue com esse excelente trabalho em prol das boas cervejas!!!”

Raphael Rodrigues, do All Beers, resumiu de maneira brilhante o porquê de dedicarmos tanto aos nossos espaços virtuais: “Ter um blog de cerveja é poder compartilhar uma paixão que sempre me acompanhou e quem sabe despertar o mesmo sentimento em outras pessoas.”

Rodrigo Tozzi, do Hummm, Cerveja!, faz coro a todos quando fala da alegria de se divulgar nossa cultura: “Ter um blog sobre cerveja é ter a oportunidade de beber cervejas fabulosas (e outras nem tanto). É conhecer novos amigos. E o mais importante (e o que me mais motiva): é ajudar, nem que ser for um pouquinho só, a divulgação da cultura e de cervejas e cervejarias que muitas pessoas ainda não tem acesso e que muitas vezes nem sabem que existe.”

É isso aí. Escrever sobre a melhor bebida do mundo é tudo isto e muito mais. Gostaria de agradecer a todos que me acompanham ao longo desses anos, e que compartilham toda essa paixão pelo líquido sagrado, ajudando a divulgar essa cultura maravilhosa, escrevendo, divulgando, fabricando, vendendo, bebendo boas cervejas. Obrigado a todos vocês e que a cultura cervejeira brasileira ainda leve nosso país a ser a 5a escola cervejeira do mundo! Nada menos do que isso!

Brindando com uma Wäls Brut, gentilmente presenteada pelo mestre cervejeiro José Felipe Carneiro, e cuja resenha publicarei aqui em breve!

Anúncios

10 Respostas para “5 ANOS DE BEER ARCHITECTURE!

  1. É isso ai Rodrigão! Continue contribuindo pra divulgar a cultura cervejeira e agregar mais apaixonados com seu ótimo curso de degustação!!
    Parabéns!

  2. Rodrigão, você sempre será uma peça fundamental para construção de um Brasil Cervejeiro mais inteligente!

    Abraços,

    toda equipe da Wäls

  3. Grande Rodrigo,
    Parabéns pelos 5 anos incentivando e divulgando a cultura cervejeira nacional, que este número se multiplique muitas a muitas vezes.
    Prosit !

  4. Parabéns Rodrigão,

    Fazemos votos de sucesso por mais 5, 10, 150 anos!!!

    Agradecemos tudo o que aprendemos com você e pelo apoio!

  5. Xará,

    Você foi um dos pioneiros e com certeza serviu de inspiração para a criação do Para Que VoCerveja. Tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente e nos ciceroniarmos um ao outro tanto quando você veio à Fortaleza bem como quando estive em BH. Tenho um imenso prazer em ser seu amigo e leitor também.

    Meus parabéns e um grande abraço.

  6. Rodrigo, parabéns pelos 5 anos.
    Você é peça fundamental na divulgação da cultura cervejeira no país!
    Abraço.

  7. Meu caro, ser uma das referências por 5 anos não é fácil. Que continue o excelente trabalho com o blog. Sucesso!!

    abraço

  8. Parabéns Rodrigo pelos 5 anos divulgando a cultura cervejeira.

  9. Parabéns Rodrigo,
    Sucesso e vida longa ao teu blog.
    Com certeza foi uma das referências para criar o nosso.
    Abraço.
    Flavio e Karina.

  10. Rodrigo, 5 anos é uma marca muito significativa, sei exatamente como é se dedicar ao que gosta, muita satisfação que também exige alguns sacrifícios.

    Lembro que antes de começar o All Beers, eu já acompanhava alguns blogs, e o seu estava na minha lista de favoritos e continua até hoje!

    Desejo muitos anos pela frente ao Beer Architecture e com certeza iremos brindar esse sucesso que é o seu blog! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s