WELLS BOMBARDIER, YOUNG’S DOUBLE CHOCOLATE STOUT E ST. GALLEN WEISSBIER

Mais (boas) novidades estão chegando ao Brasil. As cervejas da clássica cervejaria Wells and Young’s começam a chegar, com uma representante de cada sobrenome: a inglesíssima pale ale Wells Bombardier e a pecaminosa Young’s Double Chocolate Stout.

A Young’s é uma das cervejarias mais emblemáticas da Inglaterra, disputando ombro a ombro com a Fuller’s a preferência dos londrinos. Tradicionalíssima, produzia ales em Wandsworth, no sul de Londres, desde 1831, embora a tradição cervejeira do local remonte ao distante ano de 1581. Recentemente, uniu-se à Wells, e a principal cerveja da nova parceira, a Wells Bombardier, também está chegando em terras brasileiras.

A Wells Bombardier não deixa dúvidas de que é inglesa logo na embalagem. O escudo com a bandeira da Inglaterra e a inscrição “Drink Of England” fazem você pensar que está prestes a experimentar uma ale 100% anglo-saxônica. A cor, cobre-avermelhada, a espuma densa e o bouquet de lúpulo (Challenger e Goldings, duas das variedades mais típicas de lúpulos  ingleses) confirmam a sensação. Os aromas vêm em profusão: tostado, frutado (passas, frutas escuras), pão, malte, lúpulo, picante – lembrando um pouco cervejas do tipo bock.

Na boca apresenta o sabor dos maltes, com o frutado também evidente, e amargor suave. O adocicado e o sabor dos maltes permanece no retrogosto, mas infelizmente o amargor não dura nem oferece a intensidade esperada de uma ESB. No conjunto, porém, fica a impressão de uma cerveja de personalidade, diferente da maioria das bitters inglesas. Mas ainda inglesa, como asseguram os rótulos na garrafa…

Já a Young’s Double Chocolate Stout é uma redenção para quem é amante das stouts ou simplesmente é chocólatra. A cervejaria não se utiliza apenas do malte chocolate (assim chamado justamente por conferir à cerveja notas de chocolate, vindas da torrefação em intensidade precisa) para obter os aromas e sabores desejados, como também o chocolate in natura. O resultado, como era de se esperar, é um perfil de aromas e sabores que é puro chocolate amargo. Lançando mão ainda de ingredientes como a aveia, açúcares cervejeiros, maltes pale ale e crystal e lúpulos Fuggle e Goldings (em proporção considerável), a cervejaria criou uma stout que faz jus à alusão inscrita no próprio rótulo: “Silky Rich and Creamy Smooth”. A cor é um marrom muito escuro, quase preto, com reflexos rubi, e espuma bem escura, de boa densidade e razoável persistência. Os aromas de chocolate e maltes torrados são intensos e equilibrados. Na boca, revela notas de chocolate, malte, torrado, com final seco, aveludado e amargo, corpo médio e carbonatação médio-baixa, como é comum ao estilo.

Recomendo a degustação desta e de outra boa inglesa que também leva chocolate em sua receita, a Meantime Chocolate, com qualquer sobremesa que também seja à base deste ingrediente sublime, acompanhada de sorvete de baunilha, por exemplo. É a maneira perfeita de encerrar uma boa refeição. Sua namorada vai adorar, acredite. É tiro certo,  não tem como dar errado.

Já a Cervejaria St. Gallen, produtora das cervejas Therezópolis, está lançando no mercado sua weizenbier. É uma weizenbier tipicamente brasileira, principalmente no que diz respeito ao perfil de malte e o aroma de tutti-frutti. Possui cor amarelo-clara, pouca turbidez para o estilo, pois não traz resíduos de fermento na garrafa; espuma abundante, porém de pouca densidade e carbonatação bem intensa, bom corpo e sabor de malte. O exemplar que degustei infelizmente apresentou off-flavours, por isso espero poder avaliar melhor a breja numa degustação futura.

Ouvindo: Chickenfoot – Sexy Little Thing

Uma resposta para “WELLS BOMBARDIER, YOUNG’S DOUBLE CHOCOLATE STOUT E ST. GALLEN WEISSBIER

  1. Ola Rodrigo ,pelo que vejo a disputa está bem acirrada entre as novidades em cerveja que a cada dia chegam no Brasil trazendo diferentes gostos para todo tipo de paladar.
    Isso é muito bom …
    …cintia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s