DUVEL, LUCIFER E OUTRAS CERVEJAS DELICIOSAMENTE DIABÓLICAS…

Um dos aspectos mais interessantes e divertidos da escola belga é a forte tradição monástica católica, que remonta ao tempos medievais, e a consequente brincadeira entre o sagrado e o profano que resultou desta forte característica. As principais ordens católicas medievais, como os beneditinos, os carmelitas, franciscanos e até mesmo a famosa ordem trapista selaram a íntima relação da igreja com a história da cerveja belga.  Até hoje, cervejas com referências diretas a esta tradição, até no nome, estão entre os melhores rótulos belgas: St. Bernardus, St. Feuillien, Tripel Karmeliet,  todas as cervejas trapistas, entre tantas outras… mas, como não poderia deixar de ser, onde tem o sagrado, tem o profano.

A lendária Duvel e sua emblemática taça, desenhada para conter toda  sua abundante espuma

Acima, à esquerda e ao centro, os rótulos antigos e, à direita, o novo rótulo da Duvel

A história toda começou com a Duvel, cerveja produzida pela família Moortgat. Em 1916 a cervejaria começou a produzir a Victory Ale, até que um funcionário, num belo dia, lá pelos idos de 1923, disse ao mestre cervejeiro que aquela cerveja “era um verdadeiro diabo”, provavelmente se referindo ao fato de que ela era sedutora e perigosamente boa demais. Foi a deixa para batizá-la com o nome Duvel, que significa diabo em flamengo. A diabólica cerveja, que começou a ganhar maior popularidade na década de 60, estabeleceu o estilo que hoje é conhecido por belgian strong pale (ou golden strong) ale, uma tentativa muito inspirada de combater o crescente domínio das pilsens sobre o mercado europeu. Para quem quer conhecer as cervejas belgas, é um rótulo obrigatório, com sua mítica espuma e toda sua complexidade de aromas e sabores.

A cerveja objeto desta resenha também se encaixa neste estilo. Criada pela cervejaria Riva na década de 80, ela passou para o controle da própria Duvel Moortgat, que ficou responsável também pela produção das cervejas da Liefmans, após a falência da mesma. Como a produção das lambics da Liefmans tomava tempo demais da cervejaria responsável pela Duvel, a Moortgat e a cervejaria Het Anker, produtora das emblemáticas Gouden Carolus, entraram em um acordo no qual esta última ficaria responsável pela produção e comercialização da Lucifer. E o resultado da reencarnação de Lucifer valeu a pena: o líquido dourado e de espuma diabolicamente abundante e densa revela aromas equilibrados e complexos, cítricos, adocicados e de especiarias, provocados pela combinação malte/fermento e lúpulos Magnum, Spalt e, naturalmente, Saaz, típico do estilo assim como é nas pilsens tchecas. Comparativamente é mais adocicada e menos ácida do que a Duvel, com notável leveza e drinkability. Os 8,0% de álcool ficam diabolicamente escondidos. Em suma: uma cerveja muito boa para introduzir neófitos no mundo das cervejas belgas e uma excelente cerveja para se matar a vontade de se beber uma belguinha em quantidades mais generosas.

Para quem quiser degustar mais cervejas demoníacas, outro rótulo obrigatório é a canadense Maudite, da cervejaria Unibroue. O rótulo traz uma barca voadora levando pobres almas diretamente para o inferno, logo acima de um satisfeito diabo. O líquido é sensacional, simplesmente a cerveja que mais remete a damascos que conheço. Na mesma linha, temos ainda a Judas, Belzebuth, Satan Gold e Satan Red, entre outras não menos sugestivas. Se a consciência pesar, purifique-se com algumas Westvleteren, Chimay, Orval, Westmalle, Rochefort, Achel, La Trappe, Don De Dieu, DeuS, La Divine, Salvation, Petrus, Pater Lieven, Dominus Vobiscum, St. Sebastiaan, etc, etc, etc… e fique tranquilo. A salvação está assegurada.

Ouvindo: Deep Purple – Demon’s Eye / Iron Maiden – The Number Of The Beast / Pink Floyd – Lucifer Sam / Rolling Stones – Sympathy For The Devil

7 Respostas para “DUVEL, LUCIFER E OUTRAS CERVEJAS DELICIOSAMENTE DIABÓLICAS…

  1. Sensacional isso Rodrigo! Só de ler dá vontade de correr à cata dessas delícias! !Que sede!

  2. Muito legal! Sem contar com a fabulosa trilha sonora!

  3. Não brinque com o diabo, isto tudo é uma atuação do mal. está cerveja foi enviada por próprio lucifer, através dos seus seguidores que são os demônio para destruir a humanidade. Ele um dia foi anjo de luz, mas queria ser mais que Deus, houve uma batalha no céu, ele foi derrotado, Deus expulsou-o do céu foi jogando para terra. Não dado por satisfeito ,foi para o inferno como chefe dos demônios, quer destruir a todos que é imagem semelhança de Deus. O fim dele está próximo vai para lago do fogo para o abismo e não quer ir só quer levar todo consigo. Aqueles que o segue irar junto com ele, e quem faz campanha também vai para o inferno com ele, ele está amando tudo isto se senti vitorioso com essa cerveja e outras coisas mais com o seu nome lucifer, ele venho somente para matar, roubar e destruir este pacto da cerveja tem que ser desfeito. O SENHOR JESUS é o caminho a verdade e a vida ninguém vai a Deus se não for através do filho. Essas iguarias, bebidas para está com nome dele porque foi feito um pacto com ele.O diabo ta preparando o inferno para todos seus seguidores vai viver a vida eterna em chamar gritos e ranger de dentes.Mas O SENHOR JESUS que salvar aquele através do ESPÍRITO SANTO, ele que da vida felicidades há todos que o buscam.Ha dois caminho para vida o céu e o inferno, a pessoa que escolhe para aonde quer passar sua eternidade, com Jesus ou com o diabo.Deus está dando uma oportunidade para todos que quer se salvo. Procure uma igreja que tenha o ESPÍRITO SANTO, só terá à salvação com o ESPÍRITO do SENHOR.Procure a Igreja Universal do Reino Deus mais próxima de sua casa e vai buscar sua salvação eterna para ter um lugar no céu. Guarde está palavras que não são minhas mas do ESPÍRITO SANTO. UM dia você vai dar razão a essas palavras. Salve sua vida, Que Deus abençoe vocês. Marli Guerreira. 09/10/2013 às 10:03 horas.

  4. Obrigado, Marli! É por isso que sempre bebemos cervejas santas, feitas por monges trapistas, beneditinos e carmelitas, para que o capiroto não tenha chance ao tentar levar nossas pobres almas para o inferno! Amém!!!

  5. Eu também com cordo com a irmã Marli Guerreira. Essas cerveja forão enviada por próprio Lúcifer!!! Elas são o pacto do mal na terra e mostram todos que estao iludido pelo tinhoso ! DEUS esta vendo tudo isso e sabe as pessoas que compactuam com os demonho. O satanismo pagao sempre exteve nas cerveja! JESUS nosso senhor estará guiando o ESPIRITO SANTO para estar sauvando voçes. In clusive, vi que voçe Rodrigo houve o roque. Além deças cerveja do demonho o roque também e musica satanista, de Lúcifer, do Coisa ruim, tinhoso e trapaceiro. Ele engana voçe em cada disco de roque que voçe houve. nao te deixais enganarse irmão. A sauvaçao pode estar mais próxima que voçe pensa. A minha ingreja e mais forte que a Universal e expulsa os demonho todos da sua vida. A Igreja Mundial é a única do ESPIRITO SANTO VERDADEIRO!! venha conosco irmão Rodrigo e vamos orar pela gloria do nosso TODO PODEROSO SENHOR JESUS.

  6. Passando mal de rir neste momento…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s