PAULANER OKTOBERFEST BIER X EISENBAHN OKTOBERFEST

A maior festa da cerveja no mundo todo acontece nos meses de setembro e outubro, e, além da festa original de Munique, na Alemanha, temos a sorte de ter uma festa muito forte e representativa no Brasil, mais especificamente em Blumenau. A Oktoberfest brasileira está vivendo um grande momento, com a participação intensa de todas as microcervejarias catarinenses, levando cultura e cerveja de qualidade, de diversos estilos, para o bebedor folião.

Era, portanto, natural que a festa tivesse cervejas especialmente produzidas para a ocasião, o que acabou originando o estilo märzen/oktoberfestbier, além de várias outras abordagens comuns a momentos festivos, como as festbiers. E, obviamente, uma característica importante para esse tipo de cerveja é a boa drinkability, ou seja, trata-se de uma legítima session beer, para ser bebida em maiores volumes sem grandes dificuldades, comportamento esperado quando se fala de cervejas de festa.

Neste quesito a Paulaner Oktoberfest Bier se dá muito bem. De cor amarela/dourado-claro, espuma branca abundante, mas sem grande persistência ou densidade, aromas levemente adocicados de pão, biscoito e lúpulo aromático discreto, sabor de malte, biscoito e amargor residual leve, é uma lager muito saborosa, e de alta drinkability, mas que não guarda muitas diferenças para uma munich helles lager, por exemplo.

Já a nossa representante brasileira exclusiva do estilo, a Eisenbahn Oktoberfest, segue mais o estilo “oktoberfestbier de exportação“, versão do estilo que os alemães fazem para o mercado exterior, e que tende a ser mais escura e tostada. De cor alaranjada, ligeiramente turva, espuma branca densa e abundante, ela possui uma presença de malte forte, assertiva e, cá entre nós, deliciosa. Os aromas e sabores são de malte intenso, adocicados, com leve caramelo e toffee, e lupulagem suave que equlibra o conjunto. Pode ter um pouco menos de drinkability do que a versão da Paulaner, mas não me importaria nem um pouco de bebê-la durante o dia todo, acompanhada dos tradicionais einsbeins com chucrute e salada de batata…

Ouvindo: U2 – October

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s