VISITA DO BREJAS E 3º BH HOME BIER

frei tuck encontro brejas

Tomada aérea do encontro do Brejas no Frei Tuck


Nos dias 22 e 23 o pessoal do site Brejas, o site especializado em cultura cervejeira mais completo do país e que dispensa maiores apresentações, esteve em Belo Horizonte para fazer um tour cervejeiro pela cidade, visitando algumas das principais microcervejarias mineiras e os principais bares de Belo Horizonte especializados em cerveja. Num roteiro que compreendeu as cervejarias Áustria (Krug), Backer, Falke e Wäls e os bares/restaurantes Frei Tuck Slow Beer, Haus München e Paladino; Maurício Beltramelli, Alexandre Menke, Ricardo Sangion e Fabiana Panobianco, acompanhados do Andrea Sacco, proprietário do Bar do Italiano e muito bem assessorados pelo Marco Falcone (Falke Bier), Paulo Schiaveto e Fabiana Arreguy, da CBN, que colheu todo o rico material dessa maravilhosa turnê para o programa Pão e Cerveja. No sábado à noite, nosso QG, o Frei Tuck, foi palco de uma reunião extremamente prazerosa, onde pudemos trocar muitas experiências e degustar várias cervejas instigantes juntos. O entusiasmo dos confrades do Brejas pela cultura cervejeira e pelas amizades que ela proporciona é verdadeiramente contagiante, e acho que posso dizer que fiz bons amigos em Campinas. Pão e Cerveja ao pessoal do Brejas, e que o site faça cada vez mais sucesso, levando o beerevangelismo a cada vez mais pessoas! §11!!!

eu bhhb 3 juri 4

Em sentido horário: Ronaldo Morado (Larousse da Cerveja), Marco Falcone (Falke Bier), eu, Luisane Vieira (Confece) e Luiz Flávio (Frei Tuck).


E no último sábado, dia 29, o Frei Tuck foi palco de um evento sensacional: o 3º BH Home Bier, concurso que elege todo ano as melhores produções caseiras de Minas, tomou dimensões maiores e abrigou uma comemoração do próprio Frei Tuck e de sua representatividade para a cena cervejeira mineira. Todos os elementos que fazem parte da história do Frei Tuck estavam lá: o St. Patrick’s Day, simbolizado pelo chopp verde, a Confraria da Cerveja de BH, que tive a honra de representar, a Acerva Mineira, representada pelos participantes do concurso e vários membros, a Confece, representada pelas confreiras Eulene e Luisane, e a Falke Bier, representada pelo grande amigo Marco Falcone, que recebeu uma bela e mais do que justa homenagem, por ser a figura centralizadora e mais influente da cultura cervejeira do estado, e uma das mais importantes e influentes do país. O trabalho incansável e abnegado que ele tão apaixonadamente faz serve de inspiração e estímulo para todos a sua volta. Foi muito bom ver todos prestando esse pequeno mas sincero tributo ao cervejeiro símbolo de nossa cultura. Parabéns mais uma vez por tudo, Marco, e muito obrigado por toda a força, sempre!

eu bhhb 3 juri 2

Da esquerda para a direita: Ronaldo Morado, Marco Falcone e eu.


Como se não bastasse, ainda tivemos que nos debruçar sobre a árdua tarefa de eleger as melhores cervejas do concurso. E ao dizer árdua, não empreguei uma mera figura de linguagem… a briga foi realmente muito feia! As 15 cervejas inscritas foram avaliadas na quinta e na sexta-feira, de onde saíram 6 finalistas para o sábado, que seriam avaliadas ao mesmo tempo e enfileiradas por cada jurado por ordem de preferência. E o fato da decisão ter sido tão difícil é compreensível, afinal de contas concorreram cervejas consagradas, como a Rugbeer O’Driscoll, Vilã, Vinil Rock, Jambreiro Brown Ale, entre tantas outras. No final, os três primeiros lugares foram conquistados pelas seguintes cervejas:

1º lugar: Vinil Rock Baba O’Riley, do Daniel Pinheiro/Vinil

2º lugar: Jambreiro Brown Ale, do Humberto Ribeiro/CCJ

3º lugar: Vilã, do Armando Fontes/Louzada Fontes

Este resultado só comprova a evolução do homebrewing no país, pois muitas cervejas estavam mais saborosas e bem feitas do que muitas marcas  à venda no mercado… parabéns a todos os concorrentes, cervejas deliciosas!

Fiquem de olho no Beer Architecture, pois esses próximos meses prometem ainda muito mais eventos de primeira!

Ouvindo: The Who – Baba O’Riley (em homenagem à campeã!)

Fotos: Márcio Rossi (Acerva Mineira)

3 Respostas para “VISITA DO BREJAS E 3º BH HOME BIER

  1. Bom dia,

    Trabalhamos com assessoria de imprensa e um de nossos clientes é a empresa fabricante de cerveja , Bierland.

    Gostaríamos de saber o e-mail para enviarmos informações sobre a marca.

    Grata,
    Monique Becker

  2. “Esse blog é para os brejas mesmo, muito interessante!”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s