BAMBERG SCHWARZBIER

bamberg schwarzbier 1a

Há algum tempo, disse para alguns alunos meus, em uma das edições do curso que ministro, que nós estávamos muito bem servidos de cervejas pretas produzidas no Brasil. E, pelo visto, esta afirmativa tem se confirmado cada vez mais, se analisarmos os recentes lançamentos nesta área: depois da Falke Ouro Preto, que até então só existia para nós, mineiros, na versão chope, é a vez da Bamberg Schwarzbier ganhar as prateleiras. E, para ser direto e objetivo, são as duas melhores schwarzbiers do país. Juntamente com a já premiadíssima Eisenbahn Dunkel, elas formam um trio que pulveriza a nefasta tradição das “schwarzbiers” com corante caramelo e, como esquecer, as famigeradas malzbiers, que assolou o país por tanto tempo e que ainda insiste em tentar se perpetuar, agora com verniz de “cervejas especiais”…

A(s) Bamberg(s) Schwarzbier(s) que degustei apresentou(aram) cor marrom escuro, espuma morena, abundante; aromas intensos de café, chocolate amargo, com incrível equilíbrio. Na boca, sabores intensos de torrefação, e novamente muito equilíbrio e controle de acidez, ponto crítico em cervejas com muito malte torrado.

É verdadeiramente uma cerveja de botar medo nos alemães…

Ouvindo: Soundgarden – Black Hole Sun

Uma resposta para “BAMBERG SCHWARZBIER

  1. Sou fã do estilo. Quando voltar à Florianópolis, irei na Academia da Cerveja experimentar essa Schwarzbire da Bamberg.

Deixe um comentário