CERVEJAS DE ANIVERSÁRIO: GOUDEN CAROLUS CUVEE VAN DE KEIZER BLAUW 2008

Anthony_van_Dyck-_Portrait_of_Charles_V_on_Horseback

Carlos V, nascido em 1500 na região de Flandres, Bélgica, foi Rei da Espanha e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Da casa dos Habsburgo, acumulou vários títulos de nobreza, tornando-se o principal governante de sua época. Teve como principais adversários o Rei Francisco I da França, os papas Leão X e Clemente VII, os luteranos e os turcos. Devido a essas oposições, não conseguiu realizar seu sonho de criar um império cristão unificado. Apesar de importante principalmente para a Espanha, teve sua vida sempre ligada à Bélgica, tendo inclusive transferido no fim da vida o governo espanhol para seu filho Felipe após reunir os Estados Gerais dos Países Baixos em Bruxelas, em 1555.

A tradicional, famosa e importante Brouwerij (cervejaria) Het Anker (“A Âncora”, em holandês), de Mechelen, cidade de Flandres, batizou suas cervejas de Gouden Carolus, ou “Golden Charles“, referência a Carlos V, que cresceu na região. A Gouden Carolus Cuvee Van de Keiser é uma cerveja que homenageia o imperador Carlos V mais diretamente ainda, por ser chamada de a “Grand Cru do Imperador”, e ser produzida em quantidade limitada apenas no dia de seu nascimento, 24 de fevereiro. Trata-se de uma ale desenvolvida a partir da já impressionante Gouden Carolus Classic, porém o resultado final é completamente distinto.

gouden carolus cuvee van de keiser blauw 2008 1a

Esta da foto é uma representante da safra 2008, que apresentou cor marrom com reflexos rubi intensos, espuma bem morena e abundante e turbidez considerável. Porém, na boca e nariz, o que mais impressionou, mais do que as notas de frutas escuras maduras (passas, ameixas, tâmaras) , cerejas e de chocolate, foi a incrível semelhança com os vinhos do Porto. Seu caráter licoroso, alcoólico (o teor alcoólico é de 11%,e muito disso aparece no nariz e na boca) e de aromas e sabores muito próximos a uva fez com que a associação fosse imediata. A complexidade e a intensidade dessa cerveja são incríveis, fazendo com que seja imperativo acompanhá-la com pratos à altura, intensos e especiais (um cordeiro ao molho dessas frutas, ou sobremesas de chocolate intenso com frutas vermelhas e/ou licor). É ainda uma cerveja de guarda, podendo ser estocada por 10 anos (acredito que, com esse envelhecimento, ela fique ainda mais licorosa e semelhante aos vinhos do Porto). Uma cerveja que, quem bebe, dificilmente esquece.

Ouvindo: Megadeth – Kill The King

Uma resposta para “CERVEJAS DE ANIVERSÁRIO: GOUDEN CAROLUS CUVEE VAN DE KEIZER BLAUW 2008

  1. Essa cerveja é realmente fantástica! Provei há alguns meses, a garrafa guardei na minha prateleira! hehe

    Parabéns pelo blog, mto bom!
    abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s