ANIVERSÁRIOS DA REINHEITSGEBOT E DA FALKE BIER

Ergamos os copos!!!

Coincidentemente ou não, hoje é aniversário da Lei de Pureza da Baviera de 1516 e da Cervejaria Falke Bier, de Ribeirão das Neves – MG.

reinheitsgebot1

Há 493 anos, em 23 de abril de 1516, o Duque Guilherme IV da Baviera promulgou aquela que viria a ser a norma mais conhecida do universo cervejeiro. Estabelecendo como a cerveja deveria ser elaborada e vendida em toda a Baviera, a lei lançou a bases para a padronização da receita das cervejas produzidas na escola alemã (a utilização de água, malte, lúpulo e levedura apenas), sendo uma das principais características desta, e que é seguida à risca até hoje em todo o território alemão. Hoje, a Reinheitsgebot é muito evocada por todos que se colocam contra o processo de barateamento da produção da cerveja, onde cereais alheios às receitas tradicionais das cervejas, como o milho e o arroz, e diversos adjuntos são utilizados, em detrimento do sabor, da História e da qualidade. Ou seja, apesar de escolas como a belga e a inglesa produzirem cervejas estupendas sem se prenderem aos 4 ingredientes básicos, falar em lei de pureza é falar em preocupação com a qualidade da cerveja, principalmente no que tange a estilos historicamente alemães.

falke-logo

488 anos depois, surgiu na Região Metropolitana de Belo Horizonte uma cervejaria intensamente comprometida com a qualidade e com a disseminação da cultura cervejeira no Brasil. Nascida do sonho dos irmãos Marco, Ronaldo e Juliana Falcone, a Falke Bier foi construída em 2003/2004, e a primeira cerveja produzida na nova fábrica foi degustada em 23 de abril de 2004, há exatos 5 anos. Hoje a Falke Bier conta com as cervejas Falke Bier Pilsen, Red Baron (vienna lager), Ouro Preto (schwarzbier), Estrada Real (IPA) e Monasterium (tripel), e goza do enorme respeito e carinho de todos pela qualidade de seus produtos e pela paixão com que vivem a cerveja, além do inestimável papel de fomentadores da cultura cervejeira em solo mineiro e brasileiro.

Portanto, hoje é um dia onde erguer um brinde é mais do que imperativo: à Falke Bier, um brinde com Falke Ouro Preto, desejando muitos e muitos anos de boas cervejas!!!

Hopfen und Malz, Gott erhalt’s! Ein Prosit!!!

Ouvindo: Die Toten Hosen – Schön Sein

Anúncios

5 Respostas para “ANIVERSÁRIOS DA REINHEITSGEBOT E DA FALKE BIER

  1. heeeeeeee nem sabia e bebi hj uma deliciosa Estrada REal!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    deliciosa, porém uma cerveja nada transcendental….já a monasteruim….coisa de LOUCO!

  2. Bem lembrada a data! No blog acima tem um pequeno artigo que fala um pouco sobre a Reinheitsgebot!

  3. A única cerveja da Falke que provei até hoje é a Caminho Real, que é excelente. Não acho que perca em qualidade para as importadas. Os fabricantes estão de parabéns!

  4. Gostaria de saber sobre a possibilidade de uma visita tecnica. Obrigada
    Fabiana

  5. Fabiana, basta mandar um e-mail para o pessoal da Falke: http://www.falkebier.com.br/
    Você vai gostar muito da visita!
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s