CANTILLON LOU PEPE KRIEK 2002 E BADEN BADEN TRIPEL

Olá pessoal! Após um longo período de férias, estou de volta, cheio de cervejas degustadas para serem comentadas por aqui! Passei uns dias em Fortaleza, e por lá me encontrei com o xará Rodrigo Campos, do blog Para Que Vocerveja (http://paraquevocerveja.blogspot.com), e juntos degustamos essas duas jóias. Lá no blog dele você pode conferir a descrição completa do estilo lambic, além da degustação das Falkes Ouro Preto e Estrada Real e ainda da Duvel.

As lambics são cervejas únicas, em todos os sentidos. Desde seu sistema de fermentação espontânea, passando pelo uso do lúpulo velho com fins conservativos e o envelhecimento em barris de carvalho, até a eventual adição de frutas in natura, nada é convencional nesse tipo de cerveja. Nem o sabor e os aromas.

p2080173a

A Brasserie Cantillon é uma das principais cervejarias produtoras do estilo, produzindo Gueuze (blend de lambics de idades e perfis diferentes), Kriek (lambic de cereja), Rosé de Gambrinus (lambic de framboesa), Grand Cru Bruocsella (lambic envelhecida 3 anos em barris de carvalho), Iris (lambic 100% malte, com lúpulo fresco e envelhecido), Vigneronne (lambic de uvas moscatel), Saint Lamvinus (lambic de uvas tintas), Fou’Fonne (lambic de damasco) e as Lou Pepe, que são lambics com maior quantidade de fruta, e cuja segunda fermentação não é dada pela adição de lambics novas, mas por xarope, o que intensifica o sabor da fruta, além do acondicionamento em barris de vinhos da região de Bordeaux.

p2080174a

A Lou Pepe que degustamos foi uma Kriek, safra 2002. Logo de cara, o aspecto e os aromas impressionaram muito. A cor avermelhada, a perlage e a turbidez são muito marcantes, tornando a aparência única. Fiquei inebriado pelos aromas: ácido, vinagre, sal, acidez de cerejas… o aroma de cerejas era muito intenso, muito bom… já no sabor, a acidez era tamanha que não consegui degustar mais do que uma taça e meia. Essa acidez extrema a torna uma cerveja bastante polêmica, difícil de ser apreciada de cara. É definitivamente uma cerveja para ser harmonizada, e não degustada sozinha. Uma das cervejas de maior personalidade que já degustei.

p2080176a

Uma cerveja mais acessível, apesar do teor alcoólico muito superior (14%, contra os 5% da Lou Pepe) é a Baden Baden Tripel. Lançada ano passado como edição especial, em caixa e garrafa swing top luxuosíssimos, a tripel da Baden apresentou cor cobre/âmbar escuro, aromas de malte, mel, caramelo; adocicado, licoroso e alcoólico e sabores de malte, especiarias (cravo, canela), frutado, licoroso e alcoólico, dulçor notável e residual doce, além de pouco corpo. Segundo a Baden, ela é tripel pela tripla fermentação (o que permite os 14% de álcool). De fato, em termos de perfil de aromas e sabores, ela lembra muito mais strong lagers como a Samichlaus ou malt liquors do que as tradicionais tripels belgas, com seu perfil frutado e fenólico. O que não faz da Baden Baden Tripel uma cerveja ruim, muito pelo contrário. É uma cerveja de degustação muito prazerosa, e, ainda que o residual doce seja considerável, ele não chega a incomodar. Excelente para se harmonizar com sobremesas onde o caramelo e/ou cravo e canela sejam protagonistas.

Aproveito para deixar aqui meu abraço ao amigo Rodrigo, pela acolhida, bom papo e boas cervejas durante minha estada em Fortaleza. A cerveja realmente tem o poder de fazer bons amigos! Grande abraço, xará! Valeu!

Ouvindo: Jack Johnson – Good People

2 Respostas para “CANTILLON LOU PEPE KRIEK 2002 E BADEN BADEN TRIPEL

  1. Grande Rodrigo!

    Gostei de ver o post. Ainda nem postei a Baden lá no blog.

    Foi um prazer receber você e a Thaís por aqui.

    Grande abraço para você também.

  2. Rapaz!
    Essa Lou Pepe não se acha nem na Bélgica, só existe de nome mesmo. Bom saber que mais gente conhece ela 😉
    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s