FALKE OURO PRETO

falke-ouro-preto-1a

E o chope preferido das alterosas finalmente chegou à versão garrafa, para todo o país!

De todas as cervejas on tap produzidas em Minas, o Falke Ouro Preto sempre foi a mais apreciada e comentada. Muitos o classificam como o melhor exemplar de schwarzbier feito no país. Sua espuma densa e sua torrefação intensa, com notas de café bem evidentes, arrebatou vários fãs ao longo desse tempo. E agora, engarrafado, pode ser levado para longe, e cervejeiros de todo o país podem desfrutar do que a gente vinha se deliciando a um bom tempo…

A primeira vez que bebi o Ouro Preto foi em uma das primeiras vezes que fui ao Frei Tuck. Por sorte ou incrível coincidência, vários nacos de queijo gorgonzola deitavam-se preguiçosos num prato à minha frente. Quando o chope chegou e o levei até o nariz, fiquei arrepiado de sentir o aroma. Aquelas notas de torrefação, lembrando café, me impressionaram pela intensidade. Que aroma memorável! Sorvi o líquido com sofreguidão e atenção e , instintivamente, levei um naco de gorgonzola à boca. Pronto, nascia uma das harmonizações que classifico como imbatíveis e que, ainda hoje, é uma das minhas preferidas.

Com o lançamento do Ouro Preto em garrafa, a curiosidade de conhecer a  nova versão foi automática. Estava curioso para saber como seria a adaptação para a garrafa, e quais seriam as mudanças no resultado final. Fiquei feliz ao comprovar que a versão em garrafa é muito próxima do chope.  A espuma, obviamente, não tem o mesmo efeito (o chope é nitrogenado), mas ainda é bem abundante e persistente para uma lager. A cor é preto quase absoluto. O aroma intenso do malte torrado na própria cervejaria é único, com notas de café e chocolate amargo. O sabor é predominantemente de malte e torrefação, o corpo médio e a drinkability é alta para o estilo.

Agora tenho Ouro Preto para levar pra casa dos meus pais, pra casa do sogro, pr’aquele churrasco regado à cerveja ruim, etc… Fica aqui, portanto, a sugestão: para acompanhar, você já sabe… aquele queijinho cheio de fungos azuis…

Ouvindo: Black Sabbath – N.I.B.

2 Respostas para “FALKE OURO PRETO

  1. Primeira vez que entro no site. Parabéns pelo blog e pelos ótimos posts.

    Gostei especialmente das trilhas sonoras recomendadas. Imagino se vc experimentou as cervejas realmente ouvindo essas musicas.

    Abraços!

  2. Baroni, obrigado pelos elogios. Pode apostar que degusto as cervejas com a respectiva trilha sonora citada. Dá pra harmonizar cerveja com música também! Grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s