BEER NEWS – CERVEJAS BRASILEIRAS PREMIADAS NO EUROPEAN BEER STAR 2008

european-beer-star

A edição deste ano do concurso European Beer Star foi generosa com as cervejas brasileiras. O prêmio, criado há 5 anos pelas Associações das Cervejarias Privadas Alemãs, Cervejarias Privadas Bávaras e Cervejarias Européias Independentes e de Pequeno Porte, é aberto a cervejarias do mundo todo, e procura reconhecer aquelas que se destacam pela autenticidade, qualidade e fidelidade ao estilo.

Na edição do ano passado, nossas cervejas Eisenbahn Dunkel e Weizenbock já haviam ganho medalhas de bronze nas categorias German-Style Schwarzbier e South German-Style Weizenbock Dark, consolidando um processo de “descoberta” das cervejas brasileiras de qualidade pelo meio cervejeiro mundial. Este ano, as premiadas foram nada menos do que quatro cervejas: a Eisenbahn abocanhou mais duas medalhas de bronze, com sua Pilsen na categoria Mild Beer, a Dunkel ganhou novamente o bronze na categoria German-Style Schwarzbier, e duas cervejas ganharam nada menos que as medalhas de ouro: a Baden Baden na categoria Dry Stout e a Colorado Demoiselle na categoria Porter. Além de serem prêmios superlativos por si sós, a premiação veio com um certo sabor de vingança, por causa da celeuma criada em torno de uma suposta declaração que o mestre-cervejeiro da Guinness, Fergal Murray, teria dado recentemente, em visita ao Brasil, a respeito da Colorado Demoiselle, uma porter que leva grãos torrados de café em sua receita, de que ela não passaria de “café, gelo e álcool”. A crítica pouco elogiosa e polida gerou um desconforto geral na comunidade cervejeira brasileira, a ponto do próprio Marcelo Carneiro, dono da Cervejaria, publicar um manifesto contra a falta de elegância do irlandês, inclusive com uma divertida paródia do samba de Noel Rosa, “Palpite Infeliz”.

Com a premiação do European Beer Star deste ano, a Guinness teria, pelo menos teoricamente, engolido sapo duas vezes. Uma pelo fato da Baden Baden ter ganho ouro na categoria Dry Stout, que seria a categoria da Guinness, e outra pelo fato da própria Colorado Demoiselle ter sido eleita a melhor porter do mundo. Para quem era apenas “café, gelo e álcool”, nada mau, não é mesmo?

Enfim, no final das contas, algumas conclusões podem ser tiradas destes episódios. A primeira é que é triste ver esse tipo de crítica acontecer, mesmo porque a Guinness não precisa disto. É uma cerveja de qualidade, reconhecida mundialmente como ícone, e que tem seu espaço no nosso imaginário e nas nossas geladeiras. Sou fã especialmente da Guinness Export, “a do rótulo amarelo”, que é seguramente uma das melhores stouts do mundo. Inclusive, publicarei aqui um “embate” entre ela e a campeã Baden Baden Stout, não com o intuito de eleger a melhor, mas de evidenciar as qualidades de cada uma delas. Aguardem, pois será muito interessante.

E também chegamos à conclusão principal de que a cerveja brasileira está ganhando cada vez mais terreno e sendo cada vez mais, merecidamente, reconhecida. O que está se desenhando são os contornos de uma nova escola cervejeira, a brasileira. Acredito que este seja o sonho maior de todos que procuram fazer cerveja de qualidade no Brasil. É meu sonho também, e acredito que estamos vendo ele se concretizar. Por isso, não tenho outra alternativa a não ser erguer um brinde à nova escola, às cervejas brasileiras, à cultura cervejeira brasileira, ao Ricardo Rosa, autor da receita da Colorado Demoiselle, ao Marcelo Carneiro, dono da Colorado, ao Juliano Mendes, da Eisenbahn-Schin e à própria Schincariol, por ter reconhecido o potencial de cervejarias como as próprias Eisenbahn e Baden Baden, e que agora colhem os louros da vitória. Parabéns a todos, e um brinde!

Ein prosit!!!

Ouvindo: Eric Clapton – Sunshine Of Your Love

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s