DEGUSTAÇÃO ACERVA MINEIRA E HAUS MÜNCHEN

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos e dizer que o evento foi espetacular! Obrigado aos chefs Henrique Gilberto, Leandro Pimenta e Adriano Santos pelo empenho, talento e criatividade (vocês brilharam!!!), à jornalista Patrícia Lapertosa, da Prazeres da Mesa, por todo o apoio, ao José Augusto (Glück) por ter capitaneado o evento e a toda a equipe do Haus (em especial ao Adori e ao Rodrigo Ferraz, pelo apoio e por ter aberto as portas para a Acerva tão gentilmente.) Valeu demais!!!

Antes de mais nada, esse foi o cardápio criado especialmente para o evento:

O evento, que contou com cerca de 80 pessoas, teve duas opções de menu, cada uma com duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, todas desenvolvidas especificamente para cada cerveja.

O Menu 1 contou com a Sopa de Batata Baroa com Salsicha Alemã e Pimentón como primeira entrada. Nada melhor para acompanhar uma pilsen alemã encorpada como a Oettinger Export. Já o Menu 2 contou com uma Verrine de Tomate e Camarão Defumado com Castanha-de-cajú, também para harmonizar com a Oettinger (!!!)

A segunda entrada do Menu 1 foi a celebradíssima Krathong-thong com Kabab de Ma-ho, Saladinha Verde e Caramelo de Especiarias. O prato tailandês, especialmente criado para acompanhar a blond artesanal La Roche Saarsgard, ficou arrebatador. Sua combinação de sabores levemente picantes no frango, coco e o caramelo de especiarias criou uma combinação provocante com o mel, o cravo e o frutado da La Roche. Desconcertante.

No Menu 2, o Gravilax de Salmão com Creme de Maçã Verde e Brotos de Alfafa fez dueto à witbier artesanal Glück Witt. O peixe, leve porém suculento, aliado à acidez cítrica da maçã, fizeram a Witt evidenciar todo o seu potencial frente a pratos dessa natureza.

Outro prato beirando o indescritível foi o Supremo de Perdiz com Musselina de Alecrim com Purê de Feijão Branco, Farofinha de Bacon e Redução de Cerveja Preta, ao lado da doppelbock artesanal Asfaltator, no Menu 1. O sabor da perdiz, aliado ao defumado da farofinha e aos sabores do purê e do molho de cerveja deram a sustentação necessária ao caráter picante, quase defumado, caramelizado e alcoólico da Asfaltator. Combinação saborosíssima.

Já no Menu 2, o primeiro prato principal foi o Atum Grelhado com Salsa de Frutas Cítricas e Risotto de Pistache, ladeando a Falke Monasterium. Desnecessário dizer do efeito que o sabor do atum, aliado ao cítrico e frutado da salsa de frutas como morango e maçã vermelha, além do estupendo risotto de pistache, me provocou.

O prato que me deixou mais paralisado foi a Costela de Boi Empanada em Castanha-do-Pará com Barbecue de Goiabada e Gratin de Batata, que acompanhou no Menu 1 a não menos estupenda Wäls Dubbel. Meu Deus, que combinação. Os sabores da costela e da castanha, junto ao defumado e adocicado do barbecue de goiabada, quando de encontro ao adocicado, frutado e torrado da Wäls, foram de perder o fôlego. Para mim foi o ápice de tudo. Acachapante.

Já o Menu 2 contou com uma interpretação com sotaque pra lá de mineiro, que foi o Ragú de Pé de Porco com Blinis de Batata Doce e Sauté de Ora-Pro-Nobis, para confrontar a força da IPA artesanal Glück IPAlpatine. A gordura do prato e os sabores característicos e exóticos da batata doce e da ora-pro-nobis enfrentaram muito bem a generosa dose de lúpulo e maltes caramelizados da Ipalpatine. Mais uma vez o link Minas-Inglaterra se provou pertinente…

Para fechar mais do que com chave de ouro, as sobremesas… no Menu 1, o Moeloux de Banana com Chocolate com a weizenbock Erdinger Pikantus. Preciso traduzir o óbvio?

E no Menu 2, o Royale Doce com Brioche Crocante e Figos ao Mel, com Leffe Radieuse. Os sabores e aromas de mel, frutas vermelhas e baunilha presente em ambos casaram-se de modo mais do que perfeito. Na mosca.

Esse evento foi a prova de que a união de talentos produz coisas do mais alto nível, e de que o potencial da cerveja e da cultura cervejeira é infinito e ainda tem muito, muito a ser explorado.

Obrigado a todos que estiveram presentes, e aguardem mais eventos dessa natureza para este ano. Com cerveja…

Maiores informações:

Acerva Mineira – http://acervamineira.blogspot.com

Haus München – http://www.hausmunchen.com.br

Prazeres da Mesa – http://prazeresdamesa.uol.com.br

Ouvindo: Ozzy Osbourne – Mr. Tinkertrain

8 Respostas para “DEGUSTAÇÃO ACERVA MINEIRA E HAUS MÜNCHEN

  1. Sem base. Uma pena eu estar em BH e infelizmente compromissado, o que não me permitiu participar do evento.

    Mas como vc disse Rodrigão: outros virão ainda este ano!

    E eu farei tudo pra comparecer!

    Parebéns pelo post e parabéns pro pessoal da organização deste evento!

  2. Rodrigao, rola de replicar isso la no blog da AcervA Mineira.
    Nao pude comparecer, tive falecimento de amigos proximos da familia e fui ficar com minha mae.

  3. Po, só de ler o post eu já estou com saudades do evento!!!
    Logo logo faremos novos eventos!!!!

    valeu Rodrigao
    Abraço

  4. Caro Rodrigo,

    Acho completamente desnecessária esta clareza de detalhes que retratou no post, descrevendo cada uma dos pratos, cervejas e harmonizações, pois meu teclado ficou completamente molhado das babas que cairam, vou mandar a conta do teclado para você viu. rsrs
    Meus parabéns a vocês ai de Minas, que estão desenvolvendo um trabalho fantástico, não vejo a hora de chegar neste estado cervejeiro.

    Abraços.

  5. Hehehehe… Feijão, não é pra menos, a coisa foi forte… a costela e o krathong-thong ainda me assombram e de madrugada ainda me pego salivando… abraços e tente vir o mais cedo possível!
    Zé, bora arrebentar tudo! E dá-lhe Sherlock agora!!!
    Armandão, é só falar. O post tá à disposição!
    Eryckson, não deixe de ir nos próximos se não vc vai se arrepender! Hehehehe… abs!
    Obrigado a todos!

  6. Falado então.
    Loga lá e manda um copy + paste do primeiro parágrafo e referencia para esse seu.

  7. Mto legal seu blog rodrigo, acho que ja encontrei seu perfil no orkut, e novamente gostaria de perguntar sobre cursos ou qual maneira voce encontrou para se tornar um cervejologo e beer sommelier, agradeço a atenção e gostaria de poder participar desses eventos.
    Obrigado

  8. Uuau! Fiquei com água na boca!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s