SCHLOSS EGGENBERG HOPFEN KÖNIG E MAC QUEEN’S NESSIE

Quatro cervejas da cervejaria austríaca Schloss (Castelo) Eggenberg, produtora da mítica Samichlaus, acabaram de chegar ao Brasil. Além da própria Samichlaus, estão disponíveis nas melhores casas do ramo a Urbock 23º, a Eggenberg Hopfen König e a Mac Queen’s Nessie.

A Samichlaus é a lager mais alcóolica do mundo, com seus 14% abv (!!!) É feita uma vez por ano, no dia 6 de dezembro, no dia de São Nicolau (em inglês Santa Claus, em alemão Samichlaus, ou seja, o próprio Papai Noel) e é maturada por 10 meses antes de ser engarrafada e comercializada. Mas ela e a Urbock 23º serão degustadas e comentadas num próximo post.

Vamos, portanto, às remanescentes. A Eggenberg Hopfen König (“Rei do lúpulo” em alemão) é uma pilsen de 5,1% de álcool, cor dourado claro, aromas suaves de biscoito e lúpulo, pouco corpo e amargor um pouco desequilibrado em relação ao resto. Ao contrário do que pode sugerir o nome, a lupulagem não é tão assertiva quanto se imagina, ficando no mesmo padrão das pilsens germânicas comuns. Mesmo assim, seu pouco corpo não conseguiu segurar a dose de lúpulo utilizada. O exemplar que degustei se apresentou um pouco oxidado, fato comum em pilsens mais lupuladas que viajam muito, mas ainda assim vale a experiência, pelos lúpulos finos e aromas sutis e agradáveis…

Já a Mac Queen’s Nessie é apresentada como uma “whisky malt red beer”. Trata-se de uma scotch ale ou wee heavy feita pela cervejaria-castelo austríaca (ahhhh a globalização!!! Algo como o casamento de “Mr. Ian MacEwan” com “Ingrid Bergermann”…) O nome faz referência à lenda o monstro de Loch Ness, idéia sempre boa quando se trata de cerveja.

Falando seriamente, é uma cerveja saborosíssima. O malte defumado pela turfa das Highlands escocesas encontra nos Alpes austríacos lúpulos finos e leveduras de alta fermentação, e o resultado é uma cerveja cor de cobre intenso, aroma delicioso, complexo (defumado, turfa, manteiga, caramelo, açúcar, lúpulo), sabor intenso de malte, lupulagem fina e grande drinkability, afinal de contas é uma ale de apenas 5,0% de álcool. Quem é amante de whisky tem obrigação de prová-la.

Ouvindo: Marillion – Heart of Lothian

2 Respostas para “SCHLOSS EGGENBERG HOPFEN KÖNIG E MAC QUEEN’S NESSIE

  1. A minha 1ª experiência com cervejas de whiskey não foi muito boa, graças à Adelscot, que achei pouco menos que abominável. Mas a 2ª, uma artesanal (Malte de Whisky) feita por uma cervejaria portuguesa, a República da Cerveja, é bastante boa. Tem umas notas defumadas muito agradáveis, mas a graduação é superior á dessa: 8ºAbv.
    A Samichlaus, ando para a experimentar há que tempos, mas não há meio de cá chegar…
    Abraço cá deste lado

  2. Olá, sou da assessoria da Bier&Wein e gostaria de ter seu e-mail e contato se puder. Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s