GREENE KING IPA

Olá pessoal!

O estilo IPA (India Pale Ale) talvez seja o favorito, ou pelo um dos mais populares entre os fãs da escola inglesa, por representar com intensidade todas as características marcantes desta escola. Cor, aromas e sabores de maltes caramelizados e presença maciça de lúpulos aromáticos e de amargor são as características originais do estilo, oriundas de sua história. As India Pale Ales eram enviadas para o exército britânico na Índia, na época da colonização britânica, e para suportar a longa viagem de navio, eram “turbinadas” com muito lúpulo, maior presença de malte e conseqüente maior teor alcoólico, para aumentar a sua conservação durante a jornada.

Com o passar do tempo as versões inglesas do estilo foram se atenuando e o termo IPA se espalhando indiscriminadamente, sendo usado até mesmo em cervejas que não se encaixam no estilo, como é o caso da Greene King IPA. Cervejas com concentrações de malte e lúpulo tão baixas e teor alcoólico abaixo de 4% fogem ao estilo, se encaixando mais nos conceitos mild ale, pale ale ou bitter ale.

A Greene King IPA é uma cerveja de cor maravilhosamente âmbar/mogno e espuma bege densa e duradoura. O aroma é muito sutil e suave, com algo de biscoito e lúpulo terroso. É cremosa, de sabor ligeiramente adocicado (biscoito, pão), muito pouco amargor, corpo e álcool (3,6%). Uma mild ale que serviria muito bem como chopp num pub, para se tomar em grandes quantidades, pelo caráter suave, equilibrado, cremoso e fácil de beber, mas definitivamente longe de representar o estilo intenso favorito dos “lupulomaníacos”. Homebrewers brasileiros andam resgatando este estilo, assim como fizeram os americanos, e uma representante empolgante do estilo é a Glück IPAlpatine, a IPA que passou para o lado negro da Força.

Ouvindo: Judas Priest – Sinner

6 Respostas para “GREENE KING IPA

  1. Olá Rodrigo.

    Meu nome é Alexander e moro aqui no Rio de Janeiro. Dando uma olhada no seu blog esse final de semana acabei notando o seu post sobre o Concurso Artesamalt de Cervejas Caseiras que rolou em Belo Horizonte em março e fiquei curioso a respeito das cervejas da Smedgard e do projeto deles de produzir cervejas em estilo medieval e pré-cristão. Vi até q eles fazem hidromel, algo q sempre quis provar e ainda não tive oportunidade. Notei tb q eles tinham até um standzinho na compatição mostrando suas cervejas, mas quando fui pesquisar na internet não achei nenhum site nem e-mail q indicasse como entrar em contato com os caras. Mandei um e-mail p o Edu Passareli perguntando sobre os caras e ele me recomendou tentar levantar mais informações c vc.

    Vc tem algum contato deles? Eles estão comercializando seus produtos?

    Parabéns pelo blog e pelo trabalho de divulgação da arte cervejeira no Brasil.

    Um abraço e saudações cervejeiras.

    Alex.

    PS – Só um toque. Vc poderia colocar o seu endereço de e-mail aqui na página do blog p facilitar o trabalho de alguém q queira entrar em contato com vc. Ainda mais pelo fato de que p postar um comentário aqui ser obrigatório preencher o campo do e-amil.

  2. Muito legal o seu blog !
    Vou sempre dar uma passada aqui para saber das novidades.
    Também fiz um blog sobre cerveja, se puder dá uma passada lá. http://serveja.wordpress.com

  3. Quer saber? Um dos meus preconceitos (todos temos alguns, né?) sobre cerveja, é o que diz respeito à cerveja de lata. Há muito tempo, bebi uma que já não recordo o nome, e só me sabia a metal: Nunca mais voltei a beber.
    Provavelmente ando a perder coisas boas…

  4. V, as cervejas em lata de alumínio hoje em dia dificilmente pegam gosto de metal se estiverem novas. Já bebi inúmeras cervejas em lata recentemente e muito poucas tinham problema (e olha que elas viajam muito mais pra cá do que pra Portugal, não é?) Tente duas em lata para começar: Abbot Ale e Wexford Cream Ale. Aqui elas chegam soberbas… abraço!

    Tânia, obrigado pela visita.

    Alex, vou passar sua mensagem pro pessoal da Smedgard. Vc tem um endereço de email para eu passar pra eles? Vou descolar alguém para me ajudar com a implantação de email, rss e outras coisas mais para o blog aqui. Valeu!

  5. Oi Rodrigo.

    Pode passar p eles esse e-mail aqui:

    makae182@hotmail.com

    Obrigado.

  6. Já mandei pra eles! Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s