HARMONIZAÇÃO – CZECHVAR E BIFE DE CHORIZO

Hoje bateu uma baita vontade de comer aquela carne… Logo me veio à mente um bife de chorizo, tradicional corte parrilero argentino/uruguaio, um dos cortes mais saborosos que existem por aí. Para acompanhar, logo pensei qual cerveja escoltaria essa carne com propriedade… e escalei duas opções…

Carnes de sabor intenso, grelhadas e/ou temperadas com molhos picantes casam melhor com cervejas de maltes caramelizados e levemente torrados ou pilsens encorpadas e lupuladas. Os maltes caramelizados harmonizam com a “caramelização” da carne ao ser grelhada, e o lúpulo combate bem os excessos de gordura e ardor provenientes de ingredientes como alho, cebola ou pimenta. Por isso, as cervejas inglesas de maltes caramelizados e lupuladas por definição são companheiras perfeitas para refeições carnívoras. O que não faz com que boas pilsens não se saiam igualmente bem, como é no caso da Czechvar, autêntica pilsen tcheca lupulada e com o adocicado do malte bem presente.

Para acompanhar o bife de chorizo, dois molhos: o tradicional e saborosíssimo chimi churri, escolta típica do prato, e o barbecue. O primeiro, feito na hora com salsa desidratada, azeite extra virgem e pimenta seca como base, deu o tom mais típico e picante ao prato, o que casou muito bem com a poderosa pilsen tcheca. Já o barbecue deixei mais para a segunda cerveja, a John Smith, inglesona que degustei logo a seguir. O molho barbecue reforçou o caráter adocicado que combina com a cerveja. Faltou um pouco de malte/doce/caramelo/lúpulo nessa cerveja para fazer frente ao prato. Acho que uma Abbot Ale seria melhor acompanhamento, com níveis ideais dessas características…

Bom , é isso aí. Este post é para reafirmar o potencial harmonizante das pilsens de verdade, talvez o estilo de cerveja mais versátil que existe para isso. Ficou bom pacas…

Ouvindo: Marillion – Seasons End

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s