DESAFIO DAS WEIZENBOCKS

Olá pessoal!

Este post traz considerações a respeito de três exemplares do estilo weizenbock que coloquei em desafio, degustando-as no mesmo dia. A degustação de todas na mesma ocasião se faz necessária, pois o juízo de valor muda de acordo com o dia e não se deve confiar 100% no julgamento de memória… (há outros fatores que devem ser levados em consideração também, mas isso deixaria esse tipo de teste informal pretensioso além da conta…)

As cervejas selecionadas foram a Schneider Aventinus, eleita 1º lugar do estilo no concurso European Beer Star de 2007 e 3º lugar no Australian International Beer Awards, a Eisenbahn Weizenbock, eleita 3º lugar no European Beer Star e 2º lugar no Australian International Beer Awards , e a Erdinger Pikantus, renomado exemplar da conhecida cervejaria alemã. O resultado vocês acompanham agora. Mas já posso adiantar que foi reconfortante…

A Schneider Aventinus é um verdadeiro mito. A cervejaria Schneider goza de enorme reputação no meio cervejeiro e sua weizenbock é considerada por muitos sua melhor cerveja. Por isso, aguardávamos ansiosamente essa cerveja chegar, o que, felizmente, aconteceu ano passado.

O exemplar degustado mostrou cor marrom escura, de melaço, com muitas placas de leveduras como depósito ao servir. Na aparência, a carbonatação intensa estava na intensidade correta. O aroma frutado revela muitas passas, ameixa e fermento. No sabor é ligeiramente ácida, de álcool notável, sabores de maltes torrados, passas e sensação licorosa. Com um teor alcóolico de 8,2%, é um exemplar muito bom e absolutamente típico do estilo.

A Erdinger Pikantus se revelou a mais clara e de menor teor alcóolico (7,3%) das três, porém não menos intensa em sabores e aromas. Aromas nítidos de ameixa, frutas pretas, malte e sensação licorosa, características que o sabor também apresenta, em harmonia com o aroma. Indubitavelmente uma excelente cerveja.

A Eisenbahn Weizenbock, que mostrou no aspecto um marrom um pouco mais escuro do que a Aventinus; aroma de frutas pretas, licoroso e alcóolico, lembrando muito dark ales belgas (!!!); teor alcóolico de 8% e sabores de passas, calda de ameixa e jerez, conseguiu se destacar, mesmo tendo à frente essas duas deliciosas oponentes, que “perderam” por pouco. Foi minha preferida no embate, embora a grande conclusão que podemos chegar é a de que nós estamos muito, muito bem servidos de weizenbocks!

Portanto, só me resta erguer um brinde a isso: ein prosit!!!

Ouvindo: Tankard – Kings Of Beer

Anúncios

4 Respostas para “DESAFIO DAS WEIZENBOCKS

  1. Ainda não provei a Aventinus, mas entre a Erdinger Pikantus e a Eisenbahn Weizenbock eu também prefiro a segunda. A Eisenbahn Weizenbock é maravilhosa, mais rica em aroma e sabor que a Pikantus, adorei essa cerveja.

  2. Concordo plenamente. A Aventinus é muito gostosa mas a Eisenbahn Weizebock é melhor. Digo mais, acho que esta está entre as melhores cervejas feitas no Brasil. Daquelas que eu provei até hoje é a melhor. Entre as melhores do país, segundo comentários dos cervejeiros, só não provei a Falke Tripel, a Lust Prestige e a Walls Dubell. Aliás no ratebeer elas estão atrás da Eisenbahn!

  3. a weizenbock é a melhor cerveja da eisenbehn e uma das melhores cervejas brasileiras que já tomei (junto com a schimitt barley wine). Está muito a frente da Pikantus, mas não dá pra comparar com a Aventinus… pra mim, a melhor e mais rica cerveja alemã, disparada… da última vez achei a seis pilas, comprei logo 9 garrafas (ainda tenho duas). Mas, em outra oportunidade, ela não estava tão boa assim, talvez seja a safra, o transporte, sei lá. Pode ter acontecido a mesma coisa contigo, porque essa ceva é simplesmente espetacular!! sugiro que tu compre de outro fornecedor para tirar a prova. Um abraço e parabéns pela iniciativa!!

  4. Bom saber que uma cerveja nacional é a melhor de todas. Experimentei outro dia a Eisehbahn e fiquei impressionado, é realmente muito boa. As outras ainda não provei. Mas certamente é bom termos uma cervejaria nacional (que, apesar de preços salgados, são melhores que os preços das importadas) em tão alto nível. Aliás, a Eisenbahn, em apenas 6 anos, está dando um show! Longa vida a ela e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s