CZECHVAR (BUDWEISER BUDVAR)

czechvar-1.jpg

Creio que já contei a todos a história da origem da cerveja pilsen: o mestre cervejeiro alemão Josef Groll foi convidado a trabalhar numa cervejaria recém inaugurada na cidade de Pilsen, região da Boêmia, atual República Tcheca, no ano de 1838. Em 1842, ao fabricar uma cerveja de baixa fermentação, obteve como resultado uma cerveja extremamente límpida e cristalina para os padrões da época. A cor dourada chamava muito a atenção, e aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo, a nova cerveja se tornou popular muito rapidamente. O aspecto belíssimo da cerveja, que remetia a ouro líquido, pôde ser apreciado plenamente nos copos de cristal transparente difundidos na mesma época na região. Essa conjunção de fatores contribuiu para o sucesso imediato do novo estilo de cerveja, batizado com o nome da cidade.

As características principais do estilo pilsen são: baixa fermentação, cor dourada (cor de ouro mesmo) , presença, aroma e sabor de malte, presença assertiva de lúpulos de amargor e aromáticos e nenhuma esterificação (aromas provenientes da fermentação). Obviamente, bem diferente do que você está acostumado a chamar de pilsen por aqui, principalmente quando se trata das pilsens originais tchecas, mais próximas do estilo original do que as alemãs. As representantes mais famosas e significativas do estilo pilsen boêmio (a região, não necessariamente o estilo de vida) são a Pilsner Urquell (cerveja da cervejaria original onde Josef Groll criou sua obra prima), que esteve recentemente disponível por aqui, mas já sumiu (deve ter sido o preço proibitivo…) e a Budweiser Budvar, marca que se viu envolvida numa disputa interminável sobre o nome com, adivinhem qual marca de qual país… exatamente. Não se sabe exatamente quando e como a cervejaria americana começou a utilizar o nome Budweiser, mas o fato é que ela se tornou tão grande que hoje a cervejaria original tcheca não pode comercializar sua cerveja com o nome original em terras ianques e, por consequência, numa série de outros países. Daí o nome improvisado “Czechvar“. Mas todo mundo sabe bem do que se trata.

A Czechvar, ou Bud tcheca, é uma cerveja absolutamente incrível. Talvez seja a pilsen de cor mais bela que existe. Um ouro puro, 24 quilates, intenso, absolutamente dourado. Os aromas de malte e lúpulo são inebriantes, completamente intensos. O sabor segue a linha, com presença levemente adocicada de malte e retrogosto agradabilíssimo de lúpulo de amargor.

Resumindo tudo: é a melhor pilsen que você pode beber no Brasil hoje. Aproveite que ela está bem mais acessível do que a Urquell e deguste-a a valer! Puta cerveja.

Ouvindo: Ozzy Osbourne – Perry Mason

P.S: Foto tirada no Haus München, casa cervejeira de BH.

4 Respostas para “CZECHVAR (BUDWEISER BUDVAR)

  1. Realmente sao os melhores exemplos de cervejas Pilsen no mercado …

  2. Tio Rodrigao, ficou bacana o novo site. Principalmente pq ele aceita feed. Já está linkado.

  3. Caro Rodrigo Lemos, parabéns pelo blog! Quem me deu a dica foi um grande amigo, Flávio Diniz, que lhe conhece da confraria q vcs fazem parte. Sou um bebedor de cerveja amador, em todos os sentidos. Ou seja, não sou grande conhecedor, mas sou grande apreciador. Sou jornalista, atuo na área de meio ambiente. As informações daqui são bastante interessantes. Quem sabe BH já não mereça uma publicação especializada sobre o assunto? Estou à disposição caso vc queira trocar idéias sobre o tema.
    Grande abraço.
    Saúde ! Cheers ! Prosit ! Salut ! Gezondheid !
    Como vc bem disse!

  4. Obrigado Carlos e Tio Cris…
    Gustavo, temos planos para fazer uma pilsen homebrewer nesses moldes… maiores informações coloco aqui depois…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s