FULLER’S LONDON PORTER

londoporterbottlemain.jpg

“A melhor porter do mundo”. É o que costumam dizer a respeito desta bela cerveja, acondicionada numa belíssima garrafa de rótulo marrom, vinho e dourado, como que antecipando os aromas de chocolate e expresso que estariam por vir…

Adjetivos superlativos não faltam à London Porter, muitos deles orgulhosamente tecidos pela própria cervejaria. Novamente no rótulo, eles apregoam: “a melhor do mundo – rica, escura e complexa”. Minha inclinação foi acreditar, pois sabia do que eles eram capazes – vide a fabulosa 1845, a deliciosa ESB e a estupenda Golden Pride, além da excelente London Pride. Então, era mais do que hora de resenhar a última das cinco disponíveis por aqui.

Ao servir vigorosamente num pint, o que você vê é uma cerveja marrom-escura, cor precisa de porter, que não chegam a ser pretas como as stouts. E o que você sente é um aroma de baunilha intenso, acompanhado de café e, sim, um certo defumado. O aroma de baunilha te faz imaginar se ela não seria uma vanilla porter… malte, malte, malte: é a única cerveja da Fuller’s que não apresenta aquele aroma incrível de lúpulo com veemência.

Ao beber, o que chama atenção é a incrível cremosidade… peraí… colocaram aveia pracaraca nessa cerveja… vanilla oatmeal porter??? É, de longe, a porter (ou stout) mais aveludada que já degustei, deixando um verdadeiro rastro espesso na língua e no palato… o retrogosto é de café fraco, ou capuccino forte. O amargor de lúpulo é discreto, sendo eclipsado pelo amargor da torrefação dos maltes. Sim, caramba, eles têm razão. Complexa no aroma e no sabor…

No fim da degustação, a impressão geral: é uma cerveja equilibradíssima, de aroma complexo e delicioso, aveludada e extremamente saborosa. Dizem que essa é a porter referência do estilo (mais um elogio superlativo, não disse?). Acho que se todas as porters fossem baseadas nela, não ficaríamos mal, com certeza. Deguste-a acompanhada de um gorgonzola suave e chocolate meio amargo sabor café ou capuccino (ou trufas… é de arrasar…)

Ouvindo: Iron Maiden – Rime Of The Ancient Mariner

3 Respostas para “FULLER’S LONDON PORTER

  1. Muito boas, as cervejas Fuller’s. Tenho aí umas Vintage Ale’s, desejosas por serem deguustadas🙂

  2. Caro VdeAlmeida, obrigado pela visita! As Fuller’s realmente são do primeiro time da escola inglesa! Cervejas com “C” maiúsculo! Grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s