First Post – Boas Vindas – 15/03/06

Olá pessoal !

Antes de qualquer coisa, queria dar as boas vindas a todos ! Bem vindos a este espaço refrescante ! Um brinde a todos ! Saúde ! Cheers ! Prosit ! Salut ! Gezondheid !

Gostaria de inaugurar esse blog falando um pouco sobre a cultura cervejeira no Brasil, como ela é hoje e como mudou nos últimos tempos (e também o que esperamos que ela se torne a ser no futuro…)

Até bem pouco tempo (cerca de dez anos), o brasileiro só conhecia cerveja pilsen feita por grandes cervejarias, praticamente. As exceções eram algumas sweet stouts como a Caracu ou as famigeradas Malzbiers. Tudo feito em larga escala por mega cervejarias, com adição de cereais não maltados, carboidratos e até caramelo, no caso das cervejas escuras, para dar cor (daí o sabor adocicado…).

De uns tempos pra cá, felizmente a cultura gastronômica do brasileiro vem crescendo, por influência da mídia especializada ou não, de lojas especializadas, como as delikatessens, entre outros fatores influentes. Na busca por uma melhor qualidade de vida, o brasileiro tem aprendido a apreciar melhor produtos de qualidade superior, e a diversificar. Culpa também da agilidade na obtenção de informações nesses tempos internéticos.

Com isso, hoje a oferta de cervejas cresceu muito no Brasil (agradeça todos os dias por isso leitor, assim como eu faço). Do governo do Collor pra cá (sou obrigado a reconhecer a única coisa positiva do governo do sujeito), as cervejas do mundo todo invadiram as lojas do país, e muitos começaram a fazer coleções de latas.

Recentemente, as grandes cervejarias começaram a diversificar seus produtos, mediante essa exigência do mercado. com isso apareceram cervejas bock, muito depois as de trigo, até então inéditas no mercado brasileiro. No setor das importadas, as de trigo hoje tem presença constante, bem como as belgas e algumas britânicas e alemãs. A variedade é menor do que há 10 anos por causa do câmbio, mas hoje tudo é mais direcionado.

A grande vantagem é que há mais tipos diferentes de cerveja presentes no país do que nunca. Outro sintoma fortíssimo disso são as cervejas e cervejarias artesanais. Dentre elas podemos destacar a Eisenbahn, de Blumenau, e a Baden Baden, de Campos do Jordão. Ambas fazem cerveja de produção reduzida, com especial atenção na qualidade, produtos diferenciados, seguindo a Lei de Pureza alemã. São cervejas que se nivelam às européias, e que aproximam o brasileiro do que há de melhor produzido em países tradicionais.

Hoje, portanto, é com satisfação que podemos beber 10 tipos de cerveja diferentes provenientes da Eisenbahn, cerca de 9 tipos de cerveja diferentes da Baden Baden, 4 tipos diferentes da Backer, cervejas que levam a marca Bohemia como a Bohemia Weiss, escura, Confraria, Royal Ale (essas duas últimas sumidas), além das gringas mais constantes, com a Erdinger (cerveja de trigo alemã deliciosa), a tradicional irlandesa Guinness, entre outras.

Para a melhor apreciação dessa maior variedade de cervejas (mas ainda muito longe do nível europeu ou até americano), é preciso informação e cultura. Informe-se, seja curioso, compre cervejas novas, deguste, leia o BA. Só quem ganha é você.

No próximo falarei sobre os principais tipos de cerveja… stay tuned…

 

Ouvindo: Tankard – Alcohol

Uma resposta para “First Post – Boas Vindas – 15/03/06

  1. Posted by Dennis @ 03/22/2006 12:46 PM PST
    Cara,

    Legal o blog , você traz nele informações legais de uma forma despojada. Informação interessante que aqui na América do Norte Saint Patrick’s Day é um grande evento e várias pessoas vão aos pubs Irlandeles tomar cerveja verde (com corante). Fiquei sabendo que é uma tradiçào aqui mas que os irlandeses consideram uma heresia esta tradição. Abraço

    Posted by Guerreiro @ 03/21/2006 10:33 PM PST
    Rodrigao, bacana demais! Facil de ler e bem informativo, até bebado vai se interessar!!!

    Parabens, brother!

    Posted by Tha @ 03/17/2006 12:57 PM PST
    Ei ! Legal a nova HP, gatinho cervejeiro! Bjos !!!

    Posted by Tio Cris @ 03/17/2006 11:10 AM PST
    Apesar de não mais curtir cerveja por problemas médicos, a página tá muito boa. Já esta adicionada como recomendada naquele pseudo espaço que mantenho na rede.

    Posted by Tio Cris @ 03/17/2006 11:10 AM PST
    Apesar de não mais curtir cerveja por problemas médicos, a página tá muito boa. Já esta adicionada como recomendada naquele pseudo espaço que mantenho na rede.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s